A cidade de Pedras Grandes se prepara para inaugurar, na manhã deste sábado, 2 de agosto, o que pode se tornar o carro de boi mais pesado do mundo. O monumento, uma homenagem ao agricultor familiar e ao meio de transporte fundamental na época da Colônia Azambuja, foi idealizado pelo prefeito Agnaldo Filippi e instalado no Parque Casa dos Arcos.
A estrutura impressiona pela grandiosidade: pesa aproximadamente 15 toneladas, possui 12 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e rodas com dois metros de altura. Sua construção utilizou materiais como arame, concreto e talas de aço reaproveitadas da histórica Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.
A obra é fruto da colaboração entre o metal-mecânico Jony de Bona Porton e o escultor uruguaio Pedro Saenz. O carro de boi estilizado é tracionado por uma junta de bois moldados em arame e cimento, medindo aproximadamente quatro metros de comprimento por dois de altura.
Segundo o prefeito Agnaldo Filippi, o monumento segue a linha dos projetos já instalados no Parque Casa dos Arcos, que utilizam materiais reciclados da Ponte Hercílio Luz. “O nosso objetivo com mais este monumento (…) é homenagear os agricultores, tão importantes para a economia de Pedras Grandes”, afirmou Filippi, destacando que o carro de boi foi um meio de transporte essencial para o escoamento da produção agropecuária na época da colonização.
A nova obra não possui apenas valor simbólico e histórico, mas também se consolida como mais um atrativo turístico no Parque Casa dos Arcos, um espaço dedicado à preservação da memória e valorização das raízes culturais do município. Com esta iniciativa, Pedras Grandes reafirma seu papel como guardiã da memória de seus colonizadores e do trabalho no campo.
Fonte: HC Notícias