A Epagri promove no dia 16 de julho o VI Seminário Sul Catarinense de Apicultura. O evento acontece das 8:30 às 12h, no salão de festas Taipa, em Orleans. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer escritório municipal da Epagri.
O Sul do Estado reúne 414 apicultores, que respondem por 16% da produção de mel catarinense. Içara é o quarto maior produtor de mel de Santa Catarina. De acordo com o extensionista da Epagri Áquila Schneider, que também é um dos organizadores do evento, a apicultura no Sul do Estado conta há décadas com dois entrepostos que exportam mel e seus derivados para Estados Unidos e Europa. Tais informações reforçam a expressão econômica da atividade para a agricultura familiar local. Por isso, o extensionista classifica o evento como muito importante para a região. “Nunca se falou tanto de apicultura aqui no Sul”, afirma.
A programação será aberta pelo chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha, que apresenta o panorama da atividade no Estado. Em seguida, Áquila fala sobre manejos de inverno e primavera para uma boa produtividade. O extensionista da Epagri Carlos Frischknecht encerra o seminário com a palestra sobre produção de própolis em pequenas propriedades. Será servido café e almoço gratuitamente aos inscritos.
Ao longo do ano, outras regiões receberão seus seminários de apicultura. Os apicultores da região Oeste se reúnem em Xaxim no dia 25 de julho. A reunião da região serrana está agendada para 7 de agosto, em Bom Retiro, e a do Planalto Norte deve acontecer em 14 de agosto, no município de Major Vieira. Na Grande Florianópolis, o seminário está agendado para 16 de agosto, em Major Gercino. O seminário do Alto Vale do Itajaí está previsto para ocorrer em 21 de agosto, em Taió. Mais informações sobre estes eventos podem ser obtidas nos escritórios municipais da Epagri.
Além da Epagri, o VI Seminário Sul Catarinense de Apicultura é organizado pela Associação Familiar de Apicultores da Colina (Afac), Associação de Apicultores de Orleans (Aapicor) e prefeitura de Orleans.
Serviço
- O que: VI Seminário Sul Catarinense de Apicultura
- Quando: 16 de julho, das 8h às 12h
- Onde: em Orleans, no salão de festas Taipa
- Inscrições e informações: Áquila Schneider, extensionista da Epagri, pelo fone (49) 99157-8606
Coalboração: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: