Após as manifestações ocorridas no decorrer da última sessão Legislativa, o Diretório Municipal do PSDB, de Orleans, divulgou nesta terça-feira, dia 22, uma nota de repúdio contra a atitude do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Joel Cavagnoli (PL).
A nota foi motivada devido a sua conduta durante um desentendimento com a vereadora Marlise Zomer (PSDB), no decorrer da sessão.
A 26º sessão ordinária do legislativo de Orleans, realizada na segunda-feira, dia 21, precisou ser interrompida após um intenso bate-boca entre os vereadores Osvaldo Cruzetta (PP) e Dovagner Baschirotto (MDB), que trocaram acusações sobre falhas na gestão do governo municipal atual e anterior. Na mesma sessão, a vereadora Marlise Zomer, do PSDB, e vereador presidente Joel Cavanholi, do PL, também acabaram sendo personagens de uma nova discussão em plenário.
Sobre o assunto a presidente do partido, a também vereadora Mirele Debiasi (PSDB), divulgou uma nota de repúdio sobre a postura adotada pelo presidente da Casa Legislativa, que foi marcada por “tom de voz agressivo e comportamento autoritário”, considerados incompatíveis com a responsabilidade do cargo que ocupa. De acordo com o partido, o vereador se dirigiu de forma “desrespeitosa e ofensiva” à vereadora.
Até momento, não recebemos nota oficial, sobre o assuntodo Partido ou do Presidente do Legislativo.
Confira a nota na íntegra:
“NOTA DE REPÚDIO
O Diretório Municipal do PSDB vem, por meio desta, manifestar seu total repúdio à forma desrespeitosa e ofensiva com que o presidente da Câmara de Vereadores, senhor Joel Cavagnoli, se dirigiu à vereadora Marlise Zomer (Chiquetosa) durante a sessão legislativa do dia 21/07/2025.
É inadmissível que, em pleno exercício do mandato, uma parlamentar — mulher, eleita democraticamente e com atuação legítima — seja tratada com tamanha grosseria e desconsideração. O tom de voz agressivo e o comportamento autoritário adotados pelo presidente da Casa não condizem com a postura que se espera de quem ocupa cargo de tamanha responsabilidade.
Não se pode exigir respeito agindo com desrespeito. A democracia exige diálogo, equilíbrio e civilidade — especialmente entre representantes do povo.
Reiteramos nosso compromisso com o respeito às mulheres na política e com uma atuação pública baseada no diálogo e na ética.
PSDB ORLEANS
Mirele Debiasi
Presidente PSDB”