A seleção brasileira conquistou a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal organizada pela Fifa. Nesse domingo (7) em Manila, nas Filipinas, o Brasil venceu Portugal pelo placar de 3 a 0 conquistando assim o título da competição com uma campanha de 100% de aproveitamento. Na grande final, as comandadas do técnico Wilson Sabóia derrotaram as portuguesas com gols de Emily, “Amandinha” e Débora.

E no elenco brasileiro a presença de Tatyane Debiasi Crocetta, a Taty, que novamente foi a capitã do time escrevendo assim mais um capítulo vitorioso com a camisa do Brasil, ela que é frequentadora assídua nas convocações quando se trata do selecionado nacional: campeã em inúmeras oportunidades, ergueu o troféu (“foto”) da Copa do Mundo, ela que atua no CMB, da Itália. “A gente sempre sonhou em chegar nesse momento, ter essa competição de forma oficial. Particularmente, defendo o nosso país nas quadras desde 2009 e poder conquistar esse título nos dá esperança, faz com que as próximas gerações possam sonhar”, disse.
Tanto Brasil quanto Portugal chegaram invictas a essa decisão, o que certamente valorizou ainda mais a campanha brasileira com seis jogos e seis vitórias, 32 gols marcados e apenas quatro gols sofridos. Além disso, a jogadora Emilly, do Brasil, foi a artilheira do torneio com sete gols e eleita a melhor atleta da Copa do Mundo Feminina de Futsal. Além disso, a Seleção foi agraciada com o prêmio Fair Play da competição – disciplina, cujo troféu também foi recebido pela orleanense nascida e criada na comunidade de Rodeio da Anta no interior do município. Esta foi a primeira edição oficial da Copa do Mundo, e antes disso entre os anos de 2010 e 2015, o Brasil tinha vencido todas as edições do torneio mundial, três delas também contra Portugal.
Já na disputa do terceiro lugar, a Espanha venceu a Argentina por 5 a 1. Ao todo, dezesseis seleções participaram.
Por: Rodolfo Devilla – colunista Imprensa News Sul




























