2 janeiro 2026 - 1:47

Orleanense comanda o Tigre na Copa SP

Ex-goleiro Roberto Volpato está a frente do Sub-20.

Um orleanense no comando tricolor. O ex-goleiro de futebol Roberto Volpato Neto (foto) estará a frente da equipe Sub-20 do Criciúma Esporte Clube na 56ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, promovida pela Federação Paulista de Futebol – FPF, e considerada a maior competição de base do Brasil. O Tigre terá como sede na primeira fase a cidade de Tietê, no interior do estado de São Paulo e há aproximadamente 150 quilômetros da capital. Este será o primeiro desafio de Volpato no Sub-20 do Tigre e em se tratando de Copa SP a edição/2025 traz boas recordações ao clube carvoeiro quando na ocasião alcançou as semifinais, fechando a sua participação em terceiro lugar; já no corrente ano, integra o Grupo-18 e terá como adversário em sua estreia o XV de Piracicaba/SP neste domingo, 4, às 15h15min. O segundo confronto será contra o Canaã, do Distrito Federal, no dia 7 com a primeira fase sendo concluída diante dos donos da casa – o Comercial Tietê, em 10 de janeiro: o horário dessas duas partidas também ás 15h15min com os jogos disputados no Estádio José Ferreira Alves e transmissões pela FPF TV, Cazé TV e Sportv.

Antes de viajar para São Paulo, a preparação tricolor contou com dois jogos-treino no Centro de Treinamento Antenor Angeloni diante do AGE Garibaldi e atletas profissionais do Criciúma EC. “As movimentações serviram para executarmos as ideias que implementaremos durante a competição. Iremos para a Copa São Paulo com um grupo de atletas de idade um pouco abaixo, porém, ficamos felizes que seis atletas permanecerão no elenco profissional em preparação para o Campeonato Catarinense. Nossa chave é forte, mas estamos convictos no primeiro objetivo que é a classificação para a segunda fase”, afirmou Roberto, que terá 23 atletas a sua disposição. “Também reitero o apoio da diretoria do clube, nos fornecendo todo o suporte e boas condições para podermos realizar o nosso trabalho”, salientou o ex-goleiro que é natural da cidade de Orleans/SC e que cuja carreira profissional iniciou no próprio Criciúma ainda nas categorias de base, com passagens também por Vasco da Gama e América, ambos do Rio de Janeiro; Santo André, Ponte Preta, Ituano e Água Santa, equipes essas de São Paulo, além de experiências no exterior – Portugal e Índia, dentre outros times brasileiros, se aposentando no ano de 2021; atualmente, tem 46 anos de idade e no Sub-20 do Tigre assumiu em dezembro do ano passado em substituição a Gabriel Carvalho. Além do Criciúma, o estado de Santa Catarina contará ainda com a Chapecoense no Grupo-1, o Barra no Grupo-13 e o Figueirense no Grupo-17. Tais vagas foram obtidas em decorrência de terem sido semifinalistas do Catarinense Sub-20 em 2025.

Sobre a Copa São Paulo de Juniores. Com 128 clubes participantes em 32 sedes distribuídas, o maior torneio de base do país terá início nesta sexta-feira, 2, com a decisão no dia 25 de janeiro, data de aniversário da cidade de São Paulo/SP. Assim como nos anos anteriores, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos, classificando as duas melhores para a segunda fase em jogo-único: em caso de empate no tempo regulamentar, pênaltis. Tal sistema – jogo-único, se estende até a grande final do torneio.

Por: Rodolfo Devilla – colunista Imprensa News Sul! Foto-crédito: Criciúma EC!

- Anúncio -
-Anúncio-