21 maio 2024 - 11:36
- Anúncio -

Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada em Criciúma 

Inscrições para modalidade Prática se encerram nesta segunda-feira (29) e para modalidade teórica na próxima segunda-feira (5) 

Criciúma receberá pela terceira vez uma etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A 16ª edição terá, pela segunda vez, o Colégio Satc como sede da competição, e contará com a participação de equipes formadas por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o estado. As inscrições da modalidade Prática Presencial se encerram nesta segunda-feira (29), já as inscrições da modalidade Teórica foram prorrogadas até o dia 5 de junho.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), foi criada com o propósito de despertar o interesse dos estudantes brasileiros pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por meio da robótica. A competição busca promover a aprendizagem prática, o trabalho em equipe, a criatividade e a inovação.

A OBR é direcionada a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino básico e médio do Brasil, tanto na rede pública quanto na privada. A competição é dividida em diferentes categorias, adequadas para diferentes faixas etárias, com desafios teóricos e práticos que se adequam ao nível de conhecimento e habilidades dos participantes.

“A competição oferece uma oportunidade única para os alunos colocarem em prática seus conhecimentos teóricos e habilidades práticas em robótica, além de se engajarem em desafios emocionantes e enriquecedores”, ressalta o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário UniSatc, João Mota.

Na Categoria Prática, as equipes de estudantes são desafiadas a projetar, construir e programar robôs para cumprir tarefas específicas. Os desafios e requerem habilidades de construção mecânica, programação e estratégia para solucionar os problemas propostos.

A divisão em categorias e níveis adequados às diferentes faixas etárias permite que os estudantes participem da OBR desde os primeiros anos do ensino fundamental até o ensino médio, acompanhando o avanço de seus conhecimentos e habilidades ao longo do tempo. Isso possibilita que a competição seja inclusiva e proporcione desafios apropriados para cada estágio de desenvolvimento dos participantes.

Categoria Prática: 

Nível 1: destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental (ou equivalentes).

Nível 2: destinado a estudantes do Ensino Médio.

Para realizar a inscrição é só acessar o link: https://www.obr.org.br/inscricoes/ , montar a equipe, preparar-se para os desafios e aproveitar essa oportunidade única de desenvolvimento e diversão na área da robótica.

Fonte: SATC 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-