20 junho 2024 - 1:19
- Anúncio -

Novos sanitaristas juniores estão em formação em Lauro Muller

O projeto educativo, desenvolvido pela Cidasc desde 2015, apresenta temas ligados à defesa agropecuária para alunos do ensino fundamental.

Os estudantes da Escola Municipal Lígia Chaves Cabral, em Lauro Muller, iniciaram as atividades do projeto Sanitarista Junior no dia 14 de abril. O projeto educativo, desenvolvido pela Cidasc desde 2015, apresenta temas ligados à defesa agropecuária para alunos do ensino fundamental.

A primeira aula apresentou noções sobre as principais doenças que atingem aves e suínos e como é realizada a prevenção. Algumas doenças têm enorme impacto econômico. É o caso da influenza aviária, cuja prevenção tem sido uma prioridade da Cidasc neste momento pelos danos que poderia trazer à avicultura catarinense.

Novos sanitaristas juniores estão em formação em Lauro MullerOs alunos aprenderam quais são os sintomas da doença nas aves e que casos suspeitos precisam ser notificados à Cidasc. Quanto mais rapidamente a suspeita for descartada ou confirmada, mais efetiva será a resposta da defesa agropecuária. Focos da doença foram registrados em países vizinhos e há o risco de o vírus ingressar em outras regiões através das aves migratórias.

A professora da turma, Marciane Gomes, pode conectar o assunto com o conteúdo de geografia, destacando as rotas de migração de aves e os mapas das regiões afetadas. A médica veterinária Lorena Guimarães apresentou as medidas de prevenção, como telar galinheiros e limpar os veículos que ingressam na propriedade. Lorena também abordou os cuidados na produção de suínos, como a proibição de alimentar os animais com restos de alimentos, para evitar a disseminação de doenças.

Estas informações são especialmente valiosas porque a escola está localizada em uma área rural e os alunos podem compartilhá-las com suas famílias e colocá-las em prática. Um dos objetivos do projeto Sanitarista Junior é justamente formar multiplicadores: jovens com maior compreensão sobre a defesa agropecuária e sobre o papel da agropecuária na economia local e catarinense.

Os temas são abordados de forma lúdica, adequado à faixa etária dos participantes, com material pedagógico desenvolvido pelos profissionais da Cidasc. Na atividade realizada na escola em Lauro Muller, os alunos fizeram origami e palavras cruzadas relacionadas ao assunto debatido. No final do ano letivo, eles podem se formar como sanitaristas juniores, recebendo um certificado com seu nome.

Por Denise De Rocchi – Assessoria de Comunicação / Cidasc

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<