24 julho 2025 - 11:23
- Anúncio -

Novamente ânimos acirrados na sessão legislativa em Orleans

Na pauta de votação dois projetos de lei, um requerimento e algumas indicações foram votados.

A 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans aconteceu na segunda-feira, dia 21 de julho de 2025, sob a presidência do vereador Joel Cavanholi. Na pauta de votação dois projetos de lei, um requerimento e algumas indicações foram votados.

Na tribuna livre os vereadores levantaram assuntos diversos, de interesse da comunidade. Alguns dos assuntos acabaram resultando em manifestações acirradas em alguns edis.

O vereador Leandro Martins (PSD), comenta sobre a formatura do Programa dos Bombeiros Mirins, do qual participaram 168 crianças de oito unidades escolares de Orleans. Ele também comentou alguns trabalhos de manutenção de vias realizados.

O vereador Dovagner Baschirotto (MDB), fez uso da tribuna e teceu agradecimentos a Admisntração por trabalhos realizados. Falou de dois projetos discutidos na reunião das comissões, que um deles falam de pagamentos de precatórios. Criação de cargos Home Off e também das filas para pegar ficha para consultas. Assunto este que acabou sendo pivô de ânimos acirrados. “Pessoas estão indo de madrugada e saindo sem a ficha. Nós Sabemos que o setor tinha problemas, mas parece que pioraram”. Pontua o Vereador.

Dovagner também criticou o modelo de encaminhamento para consultas oftalmológicas. “Acaba tirando a vaga de alguém que precisa de consulta, porque o teu procedimento é só para encaminhar para o oftalmologista. Isso, para mim, poderia ser resolvido direto na secretaria”, argumentou.

O vereador Pedro Orbem (MDB), pedindo à parte, comenta que diversas pessoas o procuraram para comentar que estão chegando nas unidades de madrugada e estão saindo sem fichas. O vereador Osvaldo Cruzetta, rebate afirmando “que a saúde melhorou e melhorou muito. Na saúde foi feito muitas coisas. O assunto acabou gerando uma discussão e o presidente da casa chegou a suspender a sessão por alguns minutos para manutenção da ordem.

A vereadora Mirele Debiasi (PSDB), comentou os recursos trazidos para a FHSO, construção de quadra de esportes e balança para pesagem de gado, vindo através de um pedido feito por ela e a vereadora Marlise Zomer a Deputada Giovania de Sá.

A vereadora ainda comenta outros recursos, entre eles, recursos para implantar a Casa do Idoso, que seria construída pelo governo do estado, mas seria mantida pelo município. ” A Casa – Dia é um  espaço onde idosos podem passar o dia, participar de atividades, receber cuidados e interagir socialmente, evitando o isolamento”, Serão mais de sete milhões de investimento para implantação do Projeto.  “Há cerca de vinte dias, eu, o Pedro (MDB), a Maiara (MDB) e o Dovagner (MDB),e a Marlise (PSDB), estivemos numa audiência com a Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina, Adeliana Dal Pont, acompanhados do deputado estadual Volnei Weber. Levamos esse pedido, que é um sonho de muito tempo da cidade de Orleans”, salientou

Pedindo a parte a vereadora Marlise Zomer comenta, “que é preciso mostrar o que é feito com as emendas. ” Na oportunidade não visitamos só a deputada, visitamos outros também lembra ela. A vereadora Maiara Dal Ponte Martins (MDB) também comentou sobre a importância da casa, que ira beneficiar cerca de quatro mil idosos no município.

A vereadora Maiara Dal Ponte Martins (MDB), frisou alguns assuntos que vieram à tona no decorrer da semana. O primeiro deles sobre a segurança nas escolas. Comenta ela frisando o episódio que ocorreu no decorrer da semana passada. Solicitação de lombada na Rodovia SC-390, em frente ao Posto Serra Mar, onde vem acontecendo muitos acidentes. A vereadora ainda faz indicação verbal, solicitando fazer homenagem ao jovem orleanense que está jogando no Japão, Pedro Borghezam de Luiz Simianatto.

A vereadora Genaína Coan Caciatori (PL), comenta sobre o episódio ocorrido na EEB Costa Carneiro. O assunto foi contornado pela escola. Mas o que aconteceu fora da escola é responsabilidade dos pais e não da escola. É preciso que os pais fiquem atentos. Ela ainda comentou outros assuntos relacionados a unidade escolar e curso mulheres cooperativistas da Coorsel, que estará formando turma em breve.

O vereador Osvaldo Cruzetta (PP), tornou a fazer uso da tribuna e começa enumerando obras do governo anterior e tecendo diversas críticas. “Esses são os grandes administradores, mais de dois mil procedimentos atrasados na saúde, ” afirma. O prefeito Fernando vai fazer dentro do planejamento e da programação, rebate o vereador Vá, frisando não adianta fazer pulinho em frente a Câmara, critica ele.

A vereadora Marlise Zomer (PSDB), respondeu ao vereador Vá dizendo“ De pulinho em pulinho, eu fui a vereadora mais votada. Obrigado meu povo. Amanhã estarei lá na horta do hospital dando meus pulinhos, ” rebate a vereadora Marlise Zomer.

O vereador Joel Cavanholi (PL), também fez uso da tribuna onde fez agradecimentos de munícipes e comentou sobre o aluguel social.  Na sequência também teceu alguns comentários “incompetente é quando fala na tribuna e diz que tem que baixar a guarda. Não vem querer aparecer na tribuna”. Mania de querer fazer palhaçada na casa. Chega” criticou o vereador. Joel afirmou  ainda que não vai mais tolerar provocações durante as sessões.

Acompanhe os assuntos no link:

Foram discutidos e aprovados os itens abaixo relacionados:

PROJETO LEI COMPLEMENTAR nº 0011 de 07 de julho de 2025 – Poder Executivo – reestrutura a lei n. 1786/03, plano de cargos e quadro das funções gratificadas do Serviço Autônomo Municipal de Água E Esgoto – SAMAE e dá outras providências.

PROJETO DE LEI PE Nº 0042 DE 14 DE JULHO DE 2025 – Poder Executivo -prorroga a vigência do plano municipal de educação aprovado pela lei nº 2.620 de 23 de junho

REQUERIMENTO Nº 0022/2025   – Genaina Coan – “Solicito ao Executivo informações sobre quantas bolsas de estudos é repassado para Unibave e quantas são disponibilizadas nos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia.”

Indicação nº. 0181/202 – Dovagner Baschirotto – “Que seja encaminhada solicitação para a Comissão de Trânsito tornar a Rua Olinda F Hamerschimbiti e a Rua Conselheiro João Bússolo via de mão única com estacionamento somente de uma lado e com fluxo de Entrada na Rua Aristiliano Ramos.”

Indicação nº. 0182/2025-Genaina Coan – “Que o Executivo com setor responsável, instale suporte e lâmpada no poste já existente na localidade de Rio Belo em frente da Pitaya Alberton.”

Indicação nº. 0183/2025 – Murilo Oliveira Hoffmann – “Que o Executivo, por meio da Comissão de Trânsito, analise a possibilidade de alterar a Rua João Aparício Volpato para via de mão dupla, considerando eliminar o estacionamento de um dos lados da via, caso necessário. Sugere-se, ainda, que a Rua Ver. Laudi Jeronimo Felisbino passe a ser mão única, com estacionamento em ambos os lados e tráfego apenas no sentido de descida, até sua interseção com a Rua Dr. Emir Bortoluzzi de Souza. Adicionalmente, que seja avaliada a viabilidade da instalação de um semáforo inteligente ou de um trevo no cruzamento entre as ruas João Aparício Volpato, Professor Maia e Aristiliano Ramos, tendo em vista o aumento no fluxo veicular previsto caso a primeira modificação seja acatada.”

Indicação nº. 0184/2025 – Marlise Maria Salvador Zomer – “Que o Executivo quando da volta do Rotativo observe o tempo de duração das vagas dos idosos, devendo as mesmas não ultrapassarem o tempo máximo de utilização da vaga de 02 horas e não de 4 horas como feito até então.”

Indicação nº. 0185/2025 – Marlise Maria Salvador Zomer – “Que o Executivo possa estar orientando os moradores para que os cestos dos lixos existentes nas cercas e muros sejam afixionados pela parte interna dos mesmos evitando com isso acidentes aos pedestres que transitam nas calçadas.”

Indicação nº. 0186/2025 – Murilo Oliveira Hoffmann – “Que o Executivo, por meio da Comissão de Trânsito, avalie a possibilidade de permitir estacionamento em apenas um dos lados das ruas Pedro Hoffmann e Otávio Bussolo.”

Horário de atendimento na Casa do Povo é Segunda-feira, das 12h30 às 20h30 / Terça-feira a Sexta-feira, das 12h30 às 18h. Horário das Sessões Legislativas é as Segundas-feiras a partir das 19h.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-