A morte de uma criança levantou a suspeita de um caso de maus-tratos na manhã de segunda-feira, dia 14, em Criciúma, por volta das 8h20. A vítima foi levada pela mãe e seu namorado até o Hospital Materno Infantil de Santa Catarina (HMISC), apresentando quadro de parada cardiorrespiratória.
Segundo informações da PM, o bebê apresentava sinais de desnutrição e desidratação, com rigidez cadavérica, indicando que a morte havia ocorrido horas antes. Segundo os relatos repassados para a PM, a mãe havia dado alimentação à filha por volta das 3 horas. O namorado da mãe havia notado ausência de respiração da criança por volta das 6h40.
De acordo com a polícia, por causa do estado físico do bebê, os profissionais de saúde do hospital suspeitaram de maus-tratos, especialmente considerando o histórico da mãe. Conforme o boletim da PM, a mãe fazia uso de drogas durante a gestação e teria abandonado a criança em internações anteriores.
Ainda conforme foi relatado, a mãe tem mais quatro filhos que não frequentam a escola. A Polícia Militar acionou a Polícia Científica, que esteve no local para realizar os procedimentos cabíveis, assim como o Conselho Tutelar.
Um BO foi registrado e as investigações serão conduzidas pelas autoridades competentes.