25 setembro 2025 - 6:01
- Anúncio -

Na China, deputado Mário Motta lançará projeto pioneiro para intercâmbio de jovens estudantes

O deputado estadual Mário Motta (PSD) anunciou que o programa Para Mudar de Vida será lançado oficialmente na China, durante uma viagem internacional no próximo mês. Nesta iniciativa inédita em Santa Catarina, 120 jovens estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de realizar um intercâmbio no país asiático, onde farão estágios em algumas das principais indústrias de tecnologia do mundo.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), o Instituto Brasil e a empresa Tang Chinese Education, é o primeiro do gênero no estado, oferecendo aos estudantes uma qualificação em áreas estratégicas como mecatrônica, mecânica e elétrica, além de abrir portas para o mercado global.

“Esse é o poder da internacionalização na educação dos nossos jovens. Esses 120 estudantes voltarão de lá com uma experiência profissional indescritível, com o idioma mandarim fluente e uma bagagem que levarão para a vida. Se tornarão jovens cobiçadíssimos pelo mercado. Além de ganharem bons salários, poderão literalmente mudar a vida deles e das suas famílias”, salienta o deputado Mário Motta.

A parceria com Marlon Reis, ex-juiz de Direito e criador da Lei da Ficha Limpa, hoje representante da Tang Chinese Education no Brasil, é um dos pilares do projeto. Boa parte dos recursos será proveniente de fontes externas, garantindo o que Motta descreve como o melhor custo-benefício do país em intercâmbios educacionais, com baixo impacto nos cofres públicos. O Para Mudar de Vida se inspira em experiências bem-sucedidas de outros estados brasileiros, como o Paraná, que anualmente já promove intercâmbios internacionais a centenas de jovens.

“Santa Catarina sempre foi um estado de vanguarda, mas nesse quesito estávamos ficando para trás. Decidi começar a pavimentar esse caminho, para quem sabe passar a se tornar uma política de estado. Especialistas destacam que oportunidades como essa não apenas qualificam profissionalmente, mas também promovem mobilidade social e cultural, oferecendo aos estudantes uma chance única de competir em igualdade com jovens de outras nações”, pontua Motta.

Os detalhes sobre inscrições e critérios de seleção serão divulgados em breve pelo parlamentar e pela SED. Na Ásia, o pontapé inicial do projeto será assinado pelo deputado durante o maior congresso de educação da China, marcado para o final de outubro, com a presença do presidente da Tang Chinese Education e de representantes da Secretaria de Estado da Educação.

 

Coalboração: Gustavo Milioli – Assessoria de Imprensa do Deputado Mário Motta

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-