A 33ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara de vereadores de Orleans foi marcada pelas homenagens a dois cidadãos Orleanense.
A primeira homenageada da noite a Senhora Nilza Machado Agostinho, a mulher mais idosa do Município com 106 anos de idade, ela esteve na Casa Legislativa acompanhada de familiares e amigos.
A indicação nº. 0078/2019 de autoria da vereadora Mirele Debiasi solicitava “Que o Legislativo faça uma Moção de Aplauso e Reconhecimento a Sra. Nilza Machado Agostinho, a mulher mais idosa do Município com 106 anos de idade”. Reconhecimento concretizado na noite desta segunda-feira, 30 de setembro de 2019.
Natural da Serra do Corvo Branco, estrada que liga os municípios de Urubici e Grão Pará, chegou a Orleans em um carro de boi com a família. Ela chegou à cidade com aproximadamente 12 anos de idade.
Gustavo Laurentino Galvani, o segundo homenageado da noite.
Aos 12 anos, o orleanense Gustavo Laurentino Galvani, coleciona medalhas conquistadas no xadrez. Recentemente ele foi vice-campeão brasileiro juvenil no esporte e vice-campeão estadual. Ele é aluno do Centro Educacional Meta, local onde Gustavo conheceu o xadrez. O interesse pelo esporte veio aos quatro anos. Nos últimos tempos o garoto também participa de competições com cubo mágico.
Ele esteve na Casa acompanhado dos pais e da irmã, e também da diretora da Escola Marlene Turazi Moreira e da professora Eluana, que ressaltou sua satisfação com as conquistas dos alunos da entidade de ensino. “Nos sentimos honrados pelo reconhecimento desta casa. Há três anos ele compete com o xadrez. E há um ano no cubo mágico”, conta Eluana.
A diretora Marlene Turazzi Moreira salienta sua satisfação com a homenagem e ressalta “A escola dá muita atenção aos esportes da mente, porque, através deles, é possível desenvolver a inteligência. O Meta oferece aos alunos aulas e treinamentos de xadrez, cubo mágico e robótica como opções de desenvolvimento intelectual”.
A facilidade com os jogos lógicos trouxe há alguns anos mais uma paixão para a vida deste orleanense: o cubo mágico. Gustavo se prepara para tentar bater o recorde mundial que é de 20 segundos no final deste ano. O recorde nacional atualmente são 22 segundo, o recorde mundial 20 segundo. “Na escola, ele consegue resolver o cubo mágico em 25 segundos. Por isso, acreditamos que ele pode se destacar ainda mais na competição”, ressalta a professora Eluana.
Ambas as indicações para homenagem foram de autoria da vereadora Mireli Debiasi.
Você pode acompanhar a sessão e as manifestações na tribuna e a ordem do dia deliberada pelos senhores edis no link