A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou, na manhã desta quarta-feira (16), da 112ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI). Empossada no dia 27 de setembro, foi a primeira vez que a ministra visitou o colegiado e, na oportunidade, fez questão de ouvir todos os conselheiros que integram o CNDPI.
Ao agradecerem a presença da ministra, o secretário dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva e o presidente do CNDPI, Raphael Castelo Branco, pontuaram sobre as principais ações e diretrizes do conselho, reafirmando a importância da participação da sociedade civil na construção de políticas para o segmento de pessoas idosas.
Durante a reunião, os conselheiros apresentaram os desafios mais relevantes enfrentados pela população idosa, destacando questões como o acesso à saúde, a proteção contra a violência e a necessidade de políticas que garantam os direitos e o bem-estar. Além disso, desejaram boa sorte à ministra, expressando confiança no seu papel para avançar nas demandas do segmento e melhorar as condições de vida dos aposentados e idosos no país.
Além da participação da ministra Macaé Evaristo, a reunião debate temas importantes como as Instituições de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPI) no Sistema Único de Saúde (SUS), quedas das pessoas idosas, saúde indígena das pessoas idosas nos territórios e a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. A COBAP é representada no CNDPI pelo secretário-geral, Luiz Legñani.