22 junho 2024 - 11:21
- Anúncio -

Mais de 180 alunos do 4º Ano conheceram o Espaço Mel criado pela Cegero

Mais de 180 alunos do 4º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino receberam a nova edição do gibi “Turminha da Cooperação” e ainda mantiveram contato com as abelhas sem ferrão, saborearam o produto puro e direto nas caixas, e assim conhecerem o “Espaço Mel” recém-criado pela Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) com a finalidade de incentivar os benefícios ecológicos e o proveito econômico da Meliponicultura.

As visitas aconteceram no dia 30 de novembro, nos períodos matutino e vespertino. Foram 150 alunos do Centro Educacional Professor Henrique Buss (Rede Municipal de Ensino) e 36 alunos da Escola de Educação Básica São Ludgero (Rede Estadual de Ensino).

Ao chegarem no Auditório Danilo Niehues, na Sede Administrativa da Cegero, os alunos e professores receberam informações sobre a nova edição do gibi “Turminha da Cooperação” e uma edição cada um. Além disso, receberam um mimo, pequeno presente. Logo após, caminhando foram até o “Espaço Mel – Meliponicultura – Abelhas Sem Ferrão”, que está localizado em uma área verde que já possui um total de quatro caixas de abelhas sem ferrão produzindo mel. No local, foram recepcionados pela mascote “Abelhinha Mel”, conheceram e receberam informações sobre as abelhas e suas particularidades, como o fato de conviverem harmoniosamente com os seres humanos. As orientações foram repassadas por funcionários da Cooperativa e o criador de enxames de abelhas sem ferrão, Ozires Esser Suethe, da comunidade do Bom Retiro, município de São Ludgero. No Brasil estima-se que existam mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão.

Para o presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, a confecção e entrega do gibi ensina as crianças desde cedo a consumirem a energia elétrica com consciência e os cuidados que as pessoas e suas famílias devem ter, uma cultura que levarão durante a vida. “Já com o projeto que apoia a criação das abelhas sem ferrão na comunidade, tão importantes para a fauna e flora, a Cooperativa está cumprindo seu papel na prática de beneficiar diretamente o Meio Ambiente”, ressalta.

O projeto do gibi “Turminha da Cooperação” – foi implantado pela Cooperativa em 2022. Estão integrados a ele, as instituições de ensino e professores que trabalham os temas em produções em sala de aula. As histórias retratam de maneira lúdica os temas, utilizando personagens na forma divertida e inusitada, buscando despertar nas crianças, a reflexão sobre como podem desfrutar da energia elétrica de forma consciente, economizando, bem como diminuindo os riscos e aumentando a segurança das pessoas durante a utilização. Ao final do gibi, as crianças podem se divertir ainda com labirinto, jogos e caça-palavras.

O projeto de incentivo à criação de abelhas sem ferrão – começou com o apoio solicitado à Cegero para viabilizar uma capacitação com um dos maiores especialistas do Brasil, Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, visando auxiliar alunos que integram a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) da Escola de Educação Básica São Ludgero (EEB São Ludgero) e seus professores no desenvolvimento de um projeto em funcionamento que incentiva a criação de abelhas sem ferrão e multiplica conhecimento sobre os seus benefícios. A partir daí, a Cooperativa abraçou a proposta, investiu em melhorias já realizadas no “Espaço Eco” na instituição de ensino, e unindo ao fato da mascote se chamar “Abelhinha Mel” construiu o “Espaço Mel” na sede da Cooperativa, visando um incentivo ainda maior à proposta de ampliar a criação das abelhas e a Meliponicultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Cegero

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-