29 março 2024 - 1:40
- Anúncio -

Mães solicitam apoio dos vereadores para criação da ‘Semana do Autismo’ em Braço do Norte

Foto: Imprensa News Sul

Os vereadores de Braço do Norte realizaram nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, a 27ª Sessão Ordinária. Na ordem do dia foram diversos os projetos de lei deliberados e aprovados.

Na tribuna livre, Tamara Gonçalves abordou o tema autismo pelo tempo de oito minutos. Ela falou em nome das mães do grupo “Era uma Vez Autismos”.

Quando estive nesta casa em abril comentei que retornaríamos. Porque sempre teremos uma mãe de autista falando sobre o assunto e reivindicando os direitos dos autistas. Toda mãe de autista é uma ativista e busca apoio para o seu filho e para os demais. “O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta principalmente as áreas da comunicação da interação social. Ele é um espectro que varia muito de uma ponta a outra. Então nós temos autistas leves e autistas severos. Com fatores que podem oscilar dentro deste espectro. Uma criança com autismo vai crescer e tornar-se um adulto com autismo. Diante disso, surgiu à necessidade de buscar por políticas que assegurem os direitos dos nossos filhos, dos portadores de autistas”, ressaltou.

Diante desta realidade surgiu a necessidade de se fazer a Semana de Conscientização do Autismo. Junto com este projeto outras políticas públicas. Solicita ela pedindo apoio dos vereadores.

“Nossas crianças com autismo tem o direito de serem preparadas para estarem na sociedade”.

No Brasil temos cerca de dois milhões de autismo. A semana do autismo aconteceria na primeira semana de abril.

Na casa o Projeto de Lei Ordinária nº. CM 0019/2019 tramita desde 19/08/2019, de Autoria do vereador Rafael Marcelino Borgert.

Cuja Ementa: “Institui no calendário oficial de eventos do município de Braço do Norte a semana municipal de conscientização do autismo, orienta os estabelecimentos públicos e privados do município a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo, institui a política municipal de atendimento aos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e dá outras providências”.

Alguns vereadores manifestaram-se e teceram comentários sobre o assunto em apoio ao grupo “Era uma Vez Autismos”.

Acompanhe a manifestação no vídeo anexo:

Você pode ter acesso a pauta da  27º sessão ordinaria através do link:

https://www.camarabn.sc.gov.br/camara/pautas/1/440#lista_texto_pauta

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-