23 janeiro 2026 - 4:17
- Anúncio -

 Janeiro Branco: Ação Mulher Coorsel incentiva bem-estar e saúde mental

O início de um novo ano nos remete à sensação de recomeço e nos convida a refletir, traçar planos e projetar mudanças. É nesse contexto que surge o Janeiro Branco, campanha que busca estimular a reflexão, o diálogo e o cuidado com a saúde mental, incentivando as pessoas a falar sobre emoções, sofrimento psíquico, qualidade de vida e prevenção de transtornos como ansiedade, depressão e burnout.

A campanha alerta para a importância de não ignorar sintomas ou sinais de fragilidade emocional e mental, quebrar tabus e fortalecer uma cultura de cuidados constantes, seja na vida familiar, social ou organizacional.

A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) está atenta à importância dessa conscientização e incentiva o bem-estar e saúde física e mental de seus associados. Para isso, a cooperativa proporciona uma série de projetos sociais que transformam a realidade de centenas de famílias. Uma delas é o projeto Ação Mulher Coorsel.

Associadas se reúnem para aprendizagem de técnicas de artesanato e utilizam os materiais doados pela cooperativa. Em Tubarão, um dos grupos se reúne semanalmente no bairro São Cristóvão sob coordenação da moradora Cristiane da Rosa Duarte.

“Para nós, o artesanato é como uma terapia. Aqui aprendemos coisas novas, além de vivenciarmos trocas de experiências, novas amizades e momentos de lazer e bem-estar”, comenta a coordenadora.

Socialização e cooperativismo

A aposentada Nadia Scharf Guarezi começou a participar do grupo apoiado pela Coorsel no ano passado e conta como a experiência proporciona saúde mental. “Uma das melhores medicações que existem é termos esse momento de socialização. Eu tenho depressão e desde que comecei no grupo, tem sido transformador. A gente fica contando os dias para se reunir, a e torce pela amiga, uma levanta e anima a outra”, destaca.

Aos 85 anos, dona Maria Cancelier Rodrigues ainda frequenta o grupo e diz que se sente bem em poder aprender e compartilhar seus conhecimentos com as novas amigas. “Aprendi muita coisa nova e o artesanato nos ajuda a raciocinar e manter a mente ativa.”

O presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Cândido, o Xela, reforça que além de distribuir energia de qualidade, a cooperativa investe em ações que beneficiam seus associados. “Ficamos contentes em ver que as ações da Coorsel têm contribuído para a saúde físico e mental.”

Por Lysiê Santos / Assessoria de Comunicação / Coorsel

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-