31 outubro 2025 - 9:35
- Anúncio -

Polícia Civil de SC prende 20 foragidos pelo crime de estupro

Das ordens judiciais, 18 delas foram cumpridas em Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou a Operação Lastro do Silêncio, que resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão contra foragidos pelo crime de estupro,  nesta sexta-feira, dia 25.

Das ordens judiciais 18  foram cumpridas em cidades de Santa Catarina, uma no Paraná e outra no Rio Grande do Sul. Apenas três dessas eram prisões preventivas, realizadas em Florianópolis, São José e Brusque.

Entre os presos está um homem condenado a 21 anos e seis meses de prisão, preso em Araranguá. Em Forquilhinha uma pessoa também foi presa.

Os mandados foram cumpridos em: Palhoça (2), Joinville (2), Itapoá (2), Penha (2), Araranguá (2), Blumenau, Correia Pinto, Videira, Vargeão e Forquilhinha. No Paraná, um mandado de prisão foi cumprido em Campo Mourão e, no Rio Grande do Sul, outro mandado foi cumprido em Tramandaí. A operação contou com o apoio operacional das demais delegacias da DEIC.

Segundo o delegado titular da DECAP/ DEIC, Allan Antunes Marinho Leandro, as informações levantadas sobre os investigados demandaram quatro meses de investigação.

“Além de retirar criminosos das ruas, a operação destaca a importância das vítimas não ficarem em silêncio com relação aos crimes sexuais e da confiança da população na Polícia Civil, que segue atuando com rigor para identificar, investigar e punir casos de estupro em todas as suas formas. A prisão desses indivíduos simboliza um passo significativo na luta contra a violência sexual em Santa Catarina”, destaca.

Para o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, o impacto dessa operação vai além dos números. “Cada prisão representa uma resposta rápida e eficiente da Polícia Civil, levando às vítimas a certeza de que seus agressores serão responsabilizados. O Dia Nacional de Combate ao Estupro, instituído para conscientizar a sociedade sobre a gravidade e os impactos dos crimes sexuais, ganhou ainda mais relevância com a operação ‘Lastro do Silêncio”, destacou o delegado-geral.

Com informações da TVBV

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-