Neste 30 de junho, o Hospital Santa Teresinha (HST), celebra 90 anos de fundação. Primeira unidade hospitalar do Vale de Braço do Norte, sua criação, em 1935, representou um marco para a saúde pública local, suprindo uma demanda urgente em um tempo em que os hospitais mais próximos estavam localizados em Tubarão e Criciúma, acessíveis apenas por estradas de chão e com extrema dificuldade de transporte.
A iniciativa surgiu da mobilização de um grupo de cidadãos que adquiriu um terreno de 25.931 m², com uma casa de alvenaria que passou a abrigar os primeiros atendimentos. A primeira diretoria foi formada no ano seguinte, em 1936, com o Padre Gregório Locks como Presidente, Vice Presidente – João Efting, 1º Tesoureiro – Fernando Kindermann, 2º Tesoureiro – Osvaldo Westphall, 1º Secretário – Pedro Michels, 2º Secretário – Frederico Kuerten e Conselho Fiscal – Jacó Martins e Arcângelo Volpato.
Na época, a diretoria contou ainda com o apoio fundamental da “Legião de Cooperados” formada por Clara Gesing Kuerten, Áurea Uliano Kindermann, Mafalda Sandrini Soares e Ferena Schlickmann Michels, responsáveis pela arrecadação de doações para construção das primeiras instalações.
O primeiro estatuto do HST foi publicado no Diário Oficial do Estado em 11 de agosto de 1938, formalizando a atuação da instituição. Com apoio da população, a atual sede foi inaugurada em 1949, consolidando o Hospital como referência em atendimento na região.
Desde então, o HST vem mantendo seu compromisso com a transparência e com a saúde pública, tendo conquistado os títulos de Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, além do Certificado de Entidade com Finalidade Filantrópica.
Desde 2007, o hospital é contratualizado com a Secretaria de Estado da Saúde, atendendo a metas físicas e financeiras estabelecidas pelo SUS. Em 2017, inovou ao lançar seu Portal da Transparência, sendo o primeiro hospital do Estado a oferecer essa ferramenta, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social e a clareza na prestação de contas à comunidade.
Ao completar nove décadas de existência, o Hospital Santa Teresinha reafirma sua missão de oferecer um atendimento digno, humano e acessível a toda a população do Vale de Braço do Norte.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Hospital Santa Teresinha