19 abril 2024 - 1:09
- Anúncio -

Hemosc esteve em São Ludgero e coletou 56 bolsas de sangue do tipo ‘O’

Um total de 67 atendimentos e 56 bolsas de sangue seletiva para os tipos “O Negativo” e “O Positivo” foram coletadas na tarde de ontem, terça-feira, 8 de junho, das 12 às 17 horas no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, em São Ludgero. Esse foi o resultado da ação realizada pelo Centro de Hemotologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) com iniciativa do Lions Clube São Ludgero e apoio recebido da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Saúde.

A opção pelo sangue do tipo ‘O’ é pelo fato que podem doar para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos, A, B, AB, O e pelo fato de ser o mais carente, atualmente, no Banco de Sangue. Para Maria Regina Boteon Buttner, do Setor de Captação de Doadores em Coletas Externas do Hemosc, mais uma vez as doações na cidade superaram as expectativas e a ação foi sucesso. “Foi mais um ótimo resultado obtido e demonstrou mais uma vez como o povo de São Ludgero é solidário e tem amor pelo próximo. A coleta só foi possível porque houve o apoio do Lions Clube, da Prefeitura através das Secretarias de Saúde e Educação e a participação da comunidade. O Hemosc agradece todos os envolvidos e as pessoas que fizeram as doações”, enfatiza. Ela explica que a organização em conjunto (Hemosc – Lions e Prefeitura) foi por agendamento para evitar aglomeração. “A ação aconteceu mantendo o distanciamento e gerando segurança tanto para o doador como para os colaboradores e participantes. O local tinha uma excelente estrutura e a presença da médica Inês Maria Castelo Gonzales, cedida pelo município, foi fundamental para que a coleta acontecesse”, pontua Maria Regina.

O presidente do Lions Clube São Ludgero, Silvio Schlickmann, sobre a ação faz questão de agradecer todos os envolvidos e reforça que o trabalho do clube é contribuir, ajudar e servir a cidade e ao próximo. “Foi uma campanha bonita, gostosa de fazer ao ver as pessoas chegando com alegria e satisfação para doar o sangue, ajudando pessoas que nem conhecem. Faço um agradecimento especial à companheira Rose Pereira Mores pela participação direta na organização”. Ele informa ainda que é a terceira campanha de doação de sangue realizada com iniciativa do clube em parceria.

O Hemosc de Criciúma atende 41 municípios do sul do estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região. São coletados 450 ml de sangue de cada pessoa que pode salvar até 4 vidas. Os homens podem doar sangue num intervalo mínimo de 2 meses, não ultrapassando 4 doações por ano. Já as mulheres podem doar sangue num intervalo mínimo de 3 meses, não ultrapassando 3 doações por ano.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-