O distrito de Guatá deu um importante passo nesta sexta-feira (1) rumo à solução definitiva para os problemas de abastecimento de água enfrentados há décadas. A primeira carreta com aproximadamente 500 canos destinados à construção da nova rede de distribuição chegou nas primeiras horas do dia e foi recepcionada pelo prefeito Valdir Fontanella, acompanhado do secretário de Obras, Alexsandro Marchioli.
A iniciativa atende a uma antiga demanda da comunidade, que sofre com a escassez de água em períodos de estiagem. Sensibilizado com a situação e cumprindo compromisso de campanha, o prefeito determinou a implantação de um novo sistema de abastecimento, que será paralelo ao já existente.
O projeto contempla a instalação de nova tubulação, a construção de uma nova estrutura de captação na comunidade de Rocinha de Cima, onde já é realizada a coleta de água das encostas da serra, e também a construção de uma nova caixa d’água em Guatá, que será responsável pelo armazenamento, tratamento e distribuição do recurso à população.
Segundo o secretário Alexsandro Marchioli, os trabalhos já foram iniciados no local da nova captação com a atuação de uma retroescavadeira, e nos próximos dias será realizada a topografia da área para definição do melhor trajeto da rede.
Para o prefeito Valdir Fontanella, a chegada dos materiais marca o início de uma nova fase para o distrito. “Tenho um carinho muito especial por Guatá, pois vivi muitos anos aqui. Ver esse projeto se concretizando e saber que em breve vamos resolver um problema histórico me deixa extremamente feliz. Estamos trabalhando com empenho para, se possível, entregar tudo pronto até o verão”, destacou.
A nova rede representa um investimento essencial para garantir segurança hídrica à comunidade, que é de responsabilidade do município.