24 abril 2024 - 5:07
- Anúncio -

Grupo de mulheres aprende sobre aproveitamento de alimentos

Um grupo de mulheres do bairro São Roque, em Gravatal, aprendeu sobre como aproveitar, de forma integral, todos os alimentos. A oficina foi ministrada pela Epagri. Em roda de conversa, as mulheres foram ministradas sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

De acordo com a extensionista da Epagri em Gravatal, Marta Pedri, o objetivo é estimular o consumo e o cultivo dessas plantas, além de apresentar a possibilidade de gerar renda com as PANCs. “Levamos informação, como por exemplo, de que forma podemos melhorar a qualidade da nossa dieta, focando na saúde e aproveitamento integral dos alimentos”, explica Marta. Após o encontro, as mulheres degustaram alguns dos pratos feitos por elas.

As Pancs são plantas que se podem consumir, mas que não fazem parte do cotidiano atual. Muitas delas tiveram ou ainda têm algum consumo tradicional em determinadas regiões ou culturas, mas estão caindo em desuso.

Também são consideradas Pancs as partes comestíveis não convencionais, como o coração e as flores da bananeira, as cascas da banana, a banana verde, a folha da batata doce, o mamão verde e seu talo e a jaca verde. Algumas delas têm propriedades medicinais e seus compostos bioativos contribuem para a promoção da saúde.

O consumo dessas plantas é amparado por uma série de pesquisas científicas, que indicam não só a segurança de seu uso, mas também suas propriedades nutricionais e de compostos bioativos presentes. É importante saber identificar corretamente a planta, qual ou quais são suas partes comestíveis e a forma de preparo indicada para o consumo já que algumas só podem ser consumidas após o cozimento, que é fundamental para eliminar substâncias tóxicas para o organismo.

Colaboração:  Daiane Fernandes –  Comunicação Social/PMG

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-