O SENAI de Capivari de Baixo concluiu nesta semana mais uma edição do Grand Prix de Inovação da Aprendizagem Industrial, reunindo 50 estudantes do programa Jovem Aprendiz. Três equipes foram premiadas nesta fase regional da corrida de inovação aberta que desafiou equipes no desenvolvimento e prototipação de soluções inovadoras para desafios reais de indústrias. A primeira colocação ficou com a equipe Processo e Gestão, seguida pela equipe Os Gustavos e a Julia, e a Smurffets, ficou com a terceira colocação. O evento teve como empresa parceira, a Brilholac, de Tubarão.
A competição foi realizada durante dois dias e a premiação ocorreu no dia 03/11. Durante o Grand Prix os estudantes foram divididos em 11 equipes, acompanhados por um mentor, que ajudou os grupos na resolução dos problemas, analisando e buscando soluções em conjunto. Cada grupo também teve a responsabilidade pela montagem de um protótipo e o apresentar um pitch, um vídeo sintético onde defenderam a proposta aos problemas nas áreas de logística e administrativo, apresentados pela empresa, que produz produtos de limpeza e estética automotiva e é parceira do projeto Jovem Aprendiz SENAI.
Os projetos foram apresentados a uma banca de jurados e três trabalhos foram selecionados e premiados. “Em duas tardes eles conseguiram entender a problemática da empresa e chegar muito próximo de soluções viáveis para serem colocadas em prática com baixo custo”, analisa a Coordenadora de Educação Básica e Profissional do SENAI regional Litoral Sul, Regina Walter Freitas Agostinho.
Ana Paula Gonçalves, Coordenadora Administrativa da Brilholac, também ressaltou a importância de investir nos jovens talentos. “A gente acredita que os jovens aprendizes são o nosso futuro. Temos muito interesse em formar esses jovens”, salienta Ana Paula.
O evento integra a metodologia educacional do SENAI, que tem a inovação, o pensamento crítico e o empreendedorismo como pilares de ensino. A proposta é proporcionar uma experiência prática e imersiva, em que os aprendizes vivenciam situações reais do mercado de trabalho e desenvolvem soluções com impacto social e industrial. O aprendizado ocorre de maneira dinâmica, com espaço para a experimentação e o protagonismo dos estudantes.
Novo Texto Comunicação





























