28 março 2024 - 6:04
- Anúncio -

Governo de Lauro Müller lança hoje terça (1º) o Outubro Rosa

O Governo do Município de Lauro Müller lança, nesta terça-feira (1º) as celebrações do Outubro Rosa, com evento às 13h30min, no Salão de Festa da Matriz Imaculado Coração de Maria, no Centro. O primeiro evento desta edição será a palestra “Saúde da Mulher: Autoestima e Autocuidado”, ofertando cuidados com a beleza, feira da saúde e orientações sobre a saúde da mulher. O Prefeito Valdir Fontanella fará a abertura das celebrações.

No dia 2 acontece o Dia “D” Outubro Rosa, em que todas as unidades de saúde estarão abertas em horário estendido (trabalhando toda a equipe) para atendimento à mulher, com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis, vacinação, atendimento odontológico e médico, orientações em saúde. No sábado (5) acontece a Missa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Müller, às 19 horas, na Matriz.

Já no dia 23 de outubro acontece a palestra com médico oncologista Dr. Luiz Alberto da Silveira sobre Saúde da Mulher, para profissionais da saúde (NASF, enfermeiras, dentistas, ACS’s e médicos das unidades de saúde), mulheres em geral e Rede Feminina, às 14 horas, na sede da Coopermila. No dia 25 será realizada a 7ª Noite Rosa com Café, às 19h30min, no Salão de Festas da Igreja Matriz.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Muriel Ricardo Albonico | Ascom – Município de Lauro Müller

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-