Nesta segunda-feira, 06 de março, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Ludgero, foi inaugurada a Galeria Lilás, um espaço criado com o objetivo de resgatar a história das mulheres parlamentares no legislativo municipal. Um dos principais objetivos da Galeria Lilás, projeto de iniciativa da vereadora Rosilene Borba Wernke, é valorizar e estimular a participação feminina na política.
A galeria consiste em um quadro de fotografias das vereadoras que ocuparam e ocupam uma cadeira na Câmara Municipal. Além das fotos, um trabalho elaborado sobre a história legislativa de cada uma delas será realizado para o site do legislativo, oferecendo uma dinâmica especial.
Ainda que de forma lenta e gradual, as mulheres vêm se afirmando na vida política partidária e institucional da cidade. No entanto, a atual representação feminina na Câmara ainda é pequena, e a criação deste espaço é um passo importante para reconhecer e incentivar a participação das mulheres na política local.
O lançamento da galeria foi celebrado pelos presentes na sessão, inclusive com participação das vereadoras, que reconheceram a importância da iniciativa. Acredita-se que a Galeria Lilás possa se tornar uma inspiração para mulheres interessadas em ingressar na política e ocupar cargos legislativos.
Para Alexandre Pereira, presidente da Casa, que deu segmento a este trabalho, a Câmara de Vereadores de São Ludgero mostra-se comprometida em reconhecer e valorizar a presença das mulheres na política, dando visibilidade e espaço para que suas histórias sejam contadas e suas contribuições reconhecidas.
Constam no quadro os nomes das vereadoras eleitas Luzia Shultz Fuchter, Noemi Sombrio Pereira, Inês Espindola Virginio, Nilva Schlickmann Pickler, Maria Marlene Schlickmann e Rosilene Borba Wernke.
Também temos as suplentes de vereadoras que assumiram em algum período das legislaturas: Andréia da Silva Goulart Madeira, Maria da Cruz Guido, Solange Mattei Santana e Marilda Locks da Silva.
Colaboração: Fernando Sombrio / ASCOM – CMSL