20 abril 2024 - 1:58
- Anúncio -

Gafanhotos gigantes assustam moradores de Santa Catarina

Gafanhotos medindo aproximadamente 12 centímetros tem chamado a atenção de moradores em cidades do Meio-Oeste catarinense. Apesar do tamanho, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), órgão oficial de pesquisa agropecuária do estado, os animais não oferecem riscos à agricultura.

Da espécie Tropidacris collaris, os insetos não trazem riscos à população nem à agricultura, de acordo com Marcelo Mendes de Haro, entomologista da Estação Experimental da  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri).

” Eles assustam um pouco as pessoas quando se deparam, porque esses gafanhotos estão entre os maiores do mundo. Porém, é natural o aparecimento deles nesta época do ano. Logo após um período quente e nos dias que antecedem a entrada das primeiras massas de ar frio no país” — explica Haro.

Diferentes fatores podem ter contribuído para o aparecimento deles. “Às vezes tem uma pressão, um verão maior, uma época de verão um pouco maior falta recurso em uma região, falta chuva, aí eles ficam com um pouco mais de fome, saem da mata e aparecem nas cidades”, explica o entomologista.

Segundo o pesquisador, a espécie não tem costume de formar grandes populações como a nuvem de gafanhotos que foram detectadas na Argentina ano passado. “São insetos comuns a nossa região e outras regiões do Brasil. Sem riscos a agricultura”, explica.

 

Fonte: G1 SC
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-