29 março 2024 - 2:09

Futebol retornou na Alemanha

Sem jogos há dois meses, o mundo do futebol vivenciou dias atrás na Alemanha, um clássico sem torcida (Borussia Dortmund 4×0 Schalke 04) por causa da pandemia do novo coronavírus, que parece ter dado um alívio também a Espanha, Reino Unido e Itália, dentre outros lugares. Depois de dois meses de confinamento em muitos países – em particular na Europa -, as restrições foram aliviadas dias atrás. Com isso, torcedores de futebol puderam se sentar em frente à televisão para reviver velhas sensações ou sair para tomar uma bebida. A Bundesliga – o Campeonato Alemão, temporada 2019/2020 foi o primeiro grande campeonato a ser retomado. Após as partidas da 26ª rodada, o Bayern de Munique lidera a competição: fora de casa, venceu o Union Berlim por 2 a 0 em um jogo sem público, sem apertos de mão e sem crianças acompanhando os jogadores quando da entrada no gramado.

Mais de cinco meses após seu surgimento na China, a Covid-19, que colocou a economia mundial em xeque segue a sua corrida. As restrições e os cuidados médicos na Alemanha são muitos e restando oito rodadas para o término, as disputas seguirão sem a presença do torcedor e com todos os protocolos apresentados seguidos a risca. Ainda no Velho Continente, Portugal já planeja a retomada do Campeonato nacional para 4 de junho; já a Premier League (Campeonato Inglês), ainda não tem data para retorno a exemplo da Espanha, outra importante liga. Por sua vez, França e Holanda já anunciaram o fim da temporada.

Já na Ásia, mais precisamente na Coréia do Sul, a bola já rola desde 8 de maio, igualmente sem torcida. Por lá, a equipe do Ulsan, do veterano atacante brasileiro Júnior “Negão”, venceu mais uma vez, desta vez ao Suwon Bluewings fora de casa por 3 a 2, garantindo assim a liderança da K-League após duas rodadas. Além disso, o jogador é o artilheiro do torneio até aqui, com quatro gols marcados. Baiano de nascimento, Junior “Negão” foi criado em Manaus, Amazonas, e iniciou a carreira no Nacional/AM. Passou ainda pelo Atlético/MG, Corinthians, Ceará, Guarani/SP, América/MG e Oeste/SP; na Coréia do Sul, chegou em 2018 quando foi o artilheiro do Campeonato Sul-Coreano logo na temporada de estréia.

No México, temporada encerrada.

O mecanismo de promoção e rebaixamento do futebol mexicano será desativado por seis temporadas devido ao coronavírus. A informação é da Federação Mexicana de Futebol (FMF). A entidade também aprovou sanções econômicas aos três clubes que estavam prestes a cair antes da suspensão do torneio. “É aprovado suspender temporariamente a promoção e o rebaixamento pelas próximas seis temporadas”, comunicou Enrique Bonilla, presidente da Liga MX.

Com o campeonato Clausura/2020 suspenso desde 15 de março devido a Covid-19, o primeiro beneficiário do cancelamento do rebaixamento foi a equipe do Atlas; o Atlético, de San Luis e o Juárez também estavam lutando pela permanência. Apesar da salvação, essas três equipes pagarão uma penalidade financeira pela posição que ocuparam na tabela. Além de desativar as promoções e rebaixamentos, a FMF confirmou também o fim da temporada 2019-20 da Segunda Divisão, sem proclamar um campeão.

Itália projeta retorno em 20 de junho.

Os dirigentes italianos estão trabalhando com a possibilidade de retorno do futebol para 20 de junho. No próximo dia 28, haverá uma reunião para definirem muito provavelmente a data oficial. Por hora, as partidas seguem suspensas e caso retornem, serão com portões fechados para o público.

Ainda restam doze rodadas para o encerramento do Campeonato Italiano e também, os jogos de volta da fase semifinal da Copa da Itália.

Por: Rodolfo Devilla!

- Anúncio -
-Anúncio-