O furacão Milton que deve tocar a costa da Flórida, nos Estados Unidos, entre a noite desta quarta-feira (9) e a madrugada de quinta-feira (10). È considerado uma tempestade de categoria 5 que deve atingir a costa centro-oeste da Flórida segundo alerta dos Meteorologistas como furacão mais devastador dos últimos 100 anos.
Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens para sair de casa e procurar por abrigo imediatamente. As autoridades da Flórida intensificaram os pedidos de evacuação, o presidente Joe Biden afirmou que Milton é considerado “a pior tempestade” que pode atingir a península em 100 anos. Ele reforçou o pedido aos americanos em áreas de risco.
O fenômeno ganhou uma força “explosiva” nos últimos dias, passando para a categoria máxima na escala de furacões. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), os ventos podem chegar a 270 km/h.
Uma das primeiras áreas que serão afetadas é a região metropolitana de Tampa, onde vivem mais de 3 milhões de pessoas. As autoridades estimam estragos generalizados em casas e edifícios, além do risco de inundações. A informações ainda de que outras áreas da Flórida também podem ser fortemente afetadas, como Orlando.
No caso de “Milton”, o fenômeno passou de tempestade tropical a um furacão de categoria 5 em apenas 46 horas. O aumento na intensidade é um dos mais rápidos já registrados. No México, o furacão provocou estragos pequenos. Não há mortos ou feridos.
Fonte: G1

































