sexta-feira, 10 julho 2020 - 8:24

Fundação Ambiental Municipal de Grão-Pará emite nota de esclarecimento

FAMGP – Fundação Ambiental Municipal de Grão-Pará emitiu uma nota de esclarecimento na tarde desta quarta-feira,06 de maio a respeito das diversas denúncias referentes à poluição das águas do Rio Pequeno entre as comunidades de Rio Areão e Ilha Grande.

Confira nota de esclarecimento:

A FAMGP recebeu no dia 06/05/2020 diversas denúncias referentes à poluição das águas do Rio Pequeno entre as comunidades de Rio Areão e Ilha Grande.

Prontamente, a equipe partiu para averiguação percorrendo a extensão do Rio Pequeno. Percebeu-se que a água, aparentemente contaminada, era proveniente de um córrego (Foto 01) cujas águas desembocam no referido rio (Foto 02).

A partir desse ponto, seguiu-se a extensão do córrego e percebeu-se que o provável ponto de lançamento está fora dos limites do município de Grão-Pará.

Pelas características visuais e olfativas, provavelmente, trata-se de efluente proveniente do esgotamento de açudes usados na piscicultura. Há vestígios de grande quantidade de lodo em toda extensão do córrego.

Para estimar os danos causados ao Rio Pequeno, esta Fundação solicitou a análise da água do rio a montante e a jusante do ponto de confluência com o córrego.

Esta análise será realizada por um laboratório especializado seguindo todos os preceitos técnicos necessários a esse tipo de ação.

Foi solicitado apoio ao Instituto de Meio Ambiente – IMA e à Polícia Militar Ambiental, para que seja realizada ação fiscalizatória com intuito de averiguar os responsáveis e aplicações das penalidades cabíveis, tendo em vista que o ponto de lançamento do efluente está fora da jurisdição da FAMGP.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-