“Focar na saúde é se preocupar com as questões ambientais”, esse foi o conselho da doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Teresinha Maria Gonçalves, durante sua participação no Fórum Interdisciplinar de Saúde, que aconteceu nesta quarta-feira (26/04), no Centro de Vivências do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).
O tema tratado nesta edição, abordou as “mudanças climáticas e os impactos ambientais na saúde humana”, organizado e com a participação dos cursos que compõem o Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde (NEAS), Psicologia, Farmácia, Enfermagem e Educação Física.
O evento contou com a participação do Engenheiro Agrônomo e Climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Márcio Sônego; da Enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município de Orleans e professora do Unibave, Alana Stols; além da professora Teresinha Maria Gonçalves.
Para a acadêmica de 7ª fase de Pscicologia, Eulália Bet Böger, o evento teve impacto para abrir espaço de discussão, já que teve a participação de profissionais de áreas da psicologia, da climatologia e da saúde. “Acredito que essas experiências ampliam as discussões, permitindo que os acadêmicos aprofundem seus conhecimentos ao ter contato com outras áreas que vão além dos seus cursos”, observou. Já a estudante Polyanna Soares Rocha, também da 7° fase de Psicologia, concordou com a colega e deu ênfase ao tema que não é comum ser tratado em sala de aula. “Nos traz provocações sobre nossa futura atuação como profissionais da área de saúde e ainda a integração entre os cursos da Instituição”, afirmou.
“Precisamos chamar a atenção da sociedade para essa questão que é central para nossas vidas, que é a saúde do planeta Terra”, comentou a coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Durigon. Segundo ela, as mudanças climáticas vêm acontecendo e podemos sentir os impactos pelos inúmeros registros dos eventos climáticos. “Por isso resolvemos trazer essa discussão com mais ênfase e com o intuito de nos conscientizarmos do nosso papel enquanto uma instituição comunitária de ensino superior na promoção da educação ambiental”, disse Vandreça.
Movimento pelo SUS
Durante o evento, a 7ª fase de Psicologia por intermédio da disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pelo professor Rodrigo Kruel, promoveu um movimento pela valorização, conscientização e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e sua relevância para a sociedade brasileira. Os acadêmicos, com apoio do “Edes” e do “Zezé”, interagiram com as pessoas a partir de questionamentos sobre a atuação do SUS na sociedade.
Colaboração: Antonio Rozeng/Unibave