29 março 2024 - 8:20

Florianópolis recebe maior evento da agronomia brasileira em outubro

Congresso realizado pela Confaeab e pela Feagro-SC discutirá assuntos relevantes à sociedade e ao agronegócio brasileiro. Inscrições já estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia, evento realizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC), evento bianual que será realizado de 19 a 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis. Pela primeira vez em todos estes anos, terá participantes de forma presencial e online.

O congresso terá como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. O evento é voltado a profissionais da agronomia, alunos de graduação e pós-graduação. Entre os engenheiros agrônomos, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores técnicos.

No temário do congresso, debates sobre mudanças climáticas, biodiversidade e agricultura; produção sustentável, integrada e utilização correta de agrotóxicos; infraestrutura e logística; ensino, além de gênero e intergeracionalidade, que discutirá o mercado de trabalho para a mulher engenheira agrônoma e a relação entre gerações de profissionais.

Serão 15 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, Alejandro Luis Bonadeo, vice-presidente da Associação Mundial dos Engenheiros Agrônomos (AMIA), e os ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues. Paolinelli, que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e que foi responsável pelo impulsionamento do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, fará a palestra magna.

Para Kleber Santos, presidente da Confaeab, o Congresso Brasileiro de Agronomia é um programa imperdível para que os profissionais de todo o Brasil possam se atualizar e discutir os caminhos do agronegócio frente ao “novo normal” pós-coronavírus. “O Brasil é mundialmente reconhecido pelo papel relevante de abastecimento em alimentos, fibras e energias renováveis e tem capacidade extraordinária para se desenvolver ainda mais. Além da atenção ao mercado interno, o Brasil exporta para cerca de 180 países e alimenta cerca de 1,5 bilhão de pessoas”, considera.

Segundo ele, o País utiliza 8% da área para produção agrícola e pecuária, sendo que conserva 66% do território nacional. A diversificada matriz produtiva envolve mais de 400 produtos produzidos pela agropecuária mediante tecnologias sustentáveis, com geração de emprego e renda.

Diretor-presidente da Feagro-SC, Athos de Almeida Lopes Filho ressalta que anta Catarina está na vanguarda em diversos temas relacionados ao agronegócio, e possui somente 1,12% do território nacional. “Somos o quarto maior produtor de alimentos, o primeiro em uma série de produtos e temos um sistema fortemente organizado, cooperado. Isso é resultado do importante trabalho de extensão rural e assistência técnica voltada as cadeias produtivas”, explica, reiterando o convite para o evento.

Evento híbrido e inscrições abertas

Maior evento da agronomia do País, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) chega à 32ª edição se adaptando às mudanças impostas pela Covid-19. Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento terá participação presencial de inscritos e transmissão online. “Até por isso este é um momento de olhar para os avanços tecnológicos que ocorreram e para os profissionais definirem estratégias de defesa e valorização da profissão”, ressalta Kleber Santos, presidente da Confaeab.

Segundo ele, a transmissão online permitirá que os congressistas que não puderem participar presencialmente – até pela limitação de público – possam compartilhar as inúmeras atividades científicas programadas para o evento. “Esta inovação, além de viabilizar a participação de todos no Congresso, permitirá o acesso a toda a programação científica. Portanto, o evento proporcionará Conferências, palestras com temas relevantes, minicursos, mesas redondas e painéis de debates sobre temas ligados à agronomia e a este novo mundo”, relembra, reiterando o convite.

As inscrições podem ser feitas neste link. Há condições especiais para grupos.

Carolina Spricigo | Apoio Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-