11 novembro 2025 - 7:27
- Anúncio -

Feira do Livro movimenta o campus do Unibave

Nesta segunda e terça-feira (10 e 11/11), o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) recebe a escritora tubaronense Edla Zim para a primeira edição da Feira do Livro do Unibave. Além das oito obras da autora, também estão em exposição livros de outros sete escritores membros da Academia Tubaronense de Letras (Acatul). A estrutura está montada no corredor de acesso à Biblioteca Universitária, com visitação até as 22h.

Segundo Edla Zim, começar a escrever foi uma revolução em sua vida, iniciada em 2019 com o livro Casa de lata quadrada. “Trabalhei com gestão de pessoas por 44 anos, sempre com adultos na área comportamental”, resume. A virada aconteceu após conhecer Sofia, de 13 anos, moradora de São Ludgero, com dois livros publicados. “Aquela menina me despertou. Pensei: ‘Meu Deus, como é que se escreve um livro?’”, recorda.

Depois da conversa, escreveu sua primeira história. Quatro dias depois, veio a segunda. “Quando produzi o livro e vi nas mãos de uma criança, não acreditava que era meu. Não acreditava que aquela criança estava fascinada com algo que nasceu da minha história. A partir daquele dia, minha vida mudou completamente. Foi uma revolução”, relata.

Feira do Livro movimenta o campus do UnibaveA autora descreve que, ao entrar em sala de aula, sente-se apaixonada pelo universo infantil. “É uma grande oportunidade de participar da vida da criança por meio da ludicidade, contribuindo com esse universo criativo. O livro ilustrado, principalmente, oferece à criança a chance de viajar nesse mundo lúdico”, afirma.

A virada começou antes da pandemia, mas o impulso veio durante ela. Segundo Edla, no início achava que escreveria apenas um livro, mas agora, em dezembro, se prepara para lançar mais uma obra. “Tenho o sonho de deixar uns 20 livros escritos ainda”, conta, com um sorriso no rosto.

Carreira

Natural de Tubarão, Edla Zim é graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Administração, além de possuir especialização em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Na área literária, cursou oficina de escrita criativa e formação em Mediação por meio do livro ilustrado.

É membro da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb/SC). Atua como diretora da APAE, voluntária no Museu Ferroviário de Tubarão e no CEACA, em Capivari de Baixo.

Edla tem oito livros infantojuvenis publicados, dois deles premiados regionalmente: O Livro de Anita, que conta a saga de Anita Garibaldi, e Sua Majestade Donna Locomotiva, que narra a chegada da locomotiva ao Sul de Santa Catarina.

Por Antonio Roseng: Assessor de Comunicação / Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-