A abertura da Feagro – Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte, em Santa Catarina, reuniu autoridades e produtores. O evento, que é um dos principais do setor no Sul catarinense, teve sua abertura oficial realizada no Parque de Exposições Humberto Oenning, nesta quinta-feira, dia 10 de julho.
A solenidade de abertura da Feagro 2025 contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, entre eles, o Secretário de Agricultura de SC, Carlos Chiodini, o Prefeito de Braço do Norte, Lauro Boeing Júnior, o Presidente da Feagro, Thiago Matos, além de deputados e representantes do setor agropecuário.
O secretário Carlos Chiodini destacou o papel do município no cenário estadual. “A cidade se destaca pelos seus números elevadíssimos em nível nacional”, afirmou. O secretário ressaltou ainda que mais de 30% da economia catarinense tem base na agricultura e citou o programa Estrada Boa Rural, lançado pelo Governo do Estado para levar asfalto a áreas rurais, com investimento superior a R$ 2,5 bilhões.
O presidente da Feagro 2025, Thiago Mattos. “A Feagro é em Braço do Norte, mas pertence a todo o sul de Santa Catarina. A feira representa um novo momento para o setor, tanto para o agricultor quanto para o agronegócio”. Ele ainda comemorou o clima favorável para o evento este ano, já que no último o tempo não foi muito favorável.
A expectativa é de que a Feagro 2025 movimente cerca de R$ 100 milhões em negócios até domingo, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do agronegócio no estado, estimam os organizadores.
A Feagro é um espaço de troca de experiências e oportunidades, reunindo produtores rurais e empresas do setor. A feira deste ano espera receber um público aproximado de 60 mil pessoas e movimentar a economia local, com expectativa de negócios. Além das atrações técnicas, a Feagro oferece atividades para toda a família, como exposições de animais, praça de alimentação e shows.
A Feagro, Feira e Exposição Agropecuária de Braço do Norte, relatou Adir Engels, ao apresentar o painel dos homenageados, foi criada em 2004 para ser uma feira de agronegócios e exposição de animais, com destaque para o gado Jersey, que tornou a cidade referência na criação desses animais.
Com o tempo, a Feagro expandiu seu espaço para abranger outras produções agropecuárias da região Sul, incluindo suinocultura. A feira se consolidou como a maior exposição de gado Jersey em número de animais na América Latina, contribuindo para que a cidade se tornasse a Capital Nacional do Gado Jersey.