O grupo Terno de Reis Santa Luzia de Orleans é formado por cantores, instrumentistas e todos os anos leva alegria e louvor ao menino Jesus por onde passa.
Uma tradição familiar iniciada há cerca de 28 anos pelos patriarcas da família Ghizoni, na comunidade de Três Barras, interior de Orleans.
O grupo Terno de Reis ‘Santa Luzia’ é coordenado por Jair Ghizoni. Ele conta com o apoio de familiares e amigos, e este ano deverá visitar cerca de 80 famílias por todo o município. relata Ghizoni.
Após o termino das visitas às famílias, que acontecem até 06 de janeiro, um almoço de confraternização será realizado no salão de festas da comunidade de Rio Belo/ Orleans.
A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos.
A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas.
A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular, quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.