O Terno de Reis Santa Luzia, de Orleans, é uma tradição mantida de pai para filho. O grupo formado por cantores e instrumentistas, leva a alegria e o louvor ao menino Jesus por onde passa. Uma tradição familiar iniciada há mais de 30 anos, pelos patriarcas da família Guizoni, na comunidade de Três Barras, interior de Orleans, em Santa Catarina.
O grupo Terno de Reis Santa Luzia é coordenado atualmente por Jair Guizoni. Ele conta com o apoio de familiares e amigos, e este ano, assim como em muitos outros na trajetória do grupo, eles deixam suas casas, para levar o louvor ao Deus menino a muitas famílias por todo o município.
Após o termino das visitas que acontecem até o dia 06 de janeiro, um almoço de confraternização será realizado. Uma forma de confraternizar juntamente com as famílias visitadas.
Saiba Mais:
A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos. A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas.
A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular, quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.




































