3 novembro 2025 - 12:44
- Anúncio -

Estudante do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Senai de Tubarão disputa uma vaga para o mundial

Classificado na etapa estadual de 2024, o estudante Angel Luis Perez Mata, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Tubarão está em São Paulo, onde participa das seletivas nacionais da WorldSkills Brasil 2025. Angel é aluno do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas e está competindo na modalidade de Soluções de Software para Negócios.

As provas da etapa nacional ocorrem em quatro períodos, nos formatos online e presencial e os melhores colocados poderão compor a delegação brasileira na etapa mundial em 2026 na China. Atualmente, a competição reúne 89 países, e o Brasil tem se destacado, figurando entre os 3 primeiros no ranking mundial, considerando as últimas quatro edições.

Realizada pelo SENAI nacional, a maior competição de educação profissional do país reúne estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes. A competição começou com as provas online, nos dias 25 e 29 de agosto, seguida das provas presenciais. Angel Luis participa da seletiva de São Paulo, que vai até a sexta-feira, 05/09. Ao todo, os jovens competem em 46 ocupações.

O professor e técnico, Renan Rocha de Andrade, explica que ao todo serão sete módulos de provas de desenvolvimento de sistemas, documentação e testes de sistemas focados na saúde do idoso. “O tema é pertinente à realidade que é vivida na Ásia, onde será realizado o mundial. Por isso pensamos o tema em desenvolver sistemas com esse foco”, observa. Para cada módulo o aluno terá duas horas de prova para desenvolver as atividades. As provas acontecem até sexta-feira

“A WorldSkills promove a valorização dos cursos técnicos e profissionalizantes, a inovação e a integração entre educação e mundo do trabalho. Este torneio é uma grande oportunidade para mostrar ao Brasil e ao mundo o potencial dos nossos jovens e a qualidade da formação técnica oferecida por instituições como o SENAI”, afirma o diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal.

O Brasil tem um histórico consistente de bons resultados na WorldSkills. A cada edição, aumenta o número de competidores e melhora sua colocação no quadro de medalhas. Em 20 participações, o país já conquistou 130 medalhas, consolidando-se como uma referência global em educação profissional de qualidade.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-