O Município de Braço do Norte realizou na manhã desta sexta-feira, 12, uma audiência pública para apresentar aos munícipes a aplicação do Estacionamento Rotativo.
Inicialmente serão disponibilizadas 1484 vagas entre as ruas da rua Theodoro Bernardo Schlickmann até a avenida Severiano Sombrio e transversais neste trajeto, da avenida Nereu Ramos, passando pela avenida Felipe Schmitd, até a avenida Jorge Lacerda e na rua Jacob Batista Uliano, da rótula da avenida Severiano Sombrio até a avenida Nereu Ramos. Além disso, 10% do total de vagas da quadra em que for implementada a Área Azul serão destinadas exclusivamente para motocicletas. Também estão previstas áreas de bicicletário.
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, esta é uma ação de governo necessária e já aguardada há bastante tempo. “A cidade cresceu e está insustentável e comprometidas totalmente as vagas de estacionamento. Por isso, o poder público tomou essa iniciativa de implantação. Sabemos que teremos descontentamentos e, no primeiro momento todos nós teremos que nos adaptar, mas, ao mesmo tempo, vamos exercitando nossa própria educação no trânsito, o respeito às vagas de estacionamento, e até mesmo o comércio sairá ganhando muito com isso. A cidade cresce e o poder público precisa acompanhar o crescimento”, comentou.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Geraldo Rodrigues Júnior, o estacionamento rotativo pago funcionará de segunda até sexta-feira, das 8h30min às 18h30min e aos sábados das 8h30min às 12 horas, sendo isento nos domingos e feriados.
Outro item apresentado na audiência foi o valor das tarifas praticadas para o biênio 2024/2025, sendo de R$ 1,25 (um real e vinte e cinco centavos) para 30 minutos e R$ 2,25 (dois reais e vinte e cinco centavos) para 1 hora, sendo que carros oficiais, bicicletas, veículos de entidades sem fins lucrativos, motocicletas, táxis e veículos de entrega de mercadorias com limite máximo de 15 minutos e as vagas destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais, na proporção de duas horas, entre outros, estão isentos de cobrança.
Já as formas de pagamento apresentadas são através de monitores com dinheiro em espécie, pontos de venda com dinheiro em espécie e cartão de débito e crédito, parquímetros com dinheiros em espécie, moedas, cartão de crédito e débito e PIX, escritório central com dinheiro em espécie, cartão de crédito e débito e PIX e aplicativo com cartão de débito e crédito e PIX.
Conforme o secretário de Administração e Fazenda, Allan Lopes Prudêncio, a audiência pública é uma das etapas da implantação do Estacionamento Rotativo, e uma nova audiência deverá ser realizada no dia 29 de janeiro. “Foi uma apresentação bastante tranquila, acredito que conseguimos responder aos questionamentos e deixar bem claro que a nossa preocupação é sanar um grande problema, que é a falta de estacionamento em horário comercial”, concluiu.