São Ludgero realizará algumas ações preventivas diante da chuva intensa que tem caído nos últimos dias com previsão de continuar até quinta-feira, 5 de maio. Defesa Civil, equipes da Prefeitura e Cegero, Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Militar e Samae unidos para dar o suporte necessário à população. A maior preocupação é com o aumento do volume de águas no rio Braço do Norte, que corta o perímetro urbano, e demais rios e riachos. O pedido e para que as pessoas fiquem em alerta.
A equipe da Prefeitura de São Ludgero e a Defesa Civil estão circulando pelas áreas do perímetro urbano e rural, monitorando o município. Após uma reunião com o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, na manhã de hoje, terça-feira, 3 de maio, onde participaram os Secretários Municipais Afonso Boeing (Obras, Viação e Urbanismo), Maria Marlene Schlickmann (Educação, Cultura e Esportes) e Valcemir Villani (Assistência Social e Habitação), e o Coordenador da Defesa Civil, Júlio Pozza, alguma ações ficaram decididas.
Ficou decidido que a partir de hoje, terça-feira, 3 de maio, período vespertino e amanhã, quarta-feira, 4 de maio, o dia todo, as aulas da Rede Municipal de Ensino, serão suspensas, ficando as unidades escolares em regime de plantão, ou seja, os pais que não tenham onde deixar os filhos, poderão ficar na instituição. “É uma ação preventiva diante dos alertas à continuidade da chuva”, informa a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann.
Além disso, uma reunião ainda no período da manhã foi realizada com o comando do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, com o objetivo de no período da tarde, ser realizado uma visita aos moradores próximos ao rio Braço do Norte, na Margem Direita da cidade, para orientar sobre a necessidade de saírem das casas diante do aumento no volume de água no rio Braço do Norte.
O Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcemir Villani, informa que espaços públicos para acolher famílias caso seja necessário já estão sendo organizados. “O Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, Ginásio Municipal Lino Philippi e o Ginásio do Centro Educacional Henrique Buss serão utilizados se necessário”, informa. Ele acrescenta que a equipe da pasta está à disposição em relação ao suporte às famílias.
Também a Prefeitura deixará caminhões e ônibus à disposição caso necessite retirar pessoas ou móveis de residências.
O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, informa que a equipe está circulando pelo município e de prontidão para atender ou minimizar possíveis situações. “A chuva calma e intensa pode provocar desmoronamentos e estamos atentos para auxiliar os bairros e as comunidades, as famílias”, enfatiza.
Já o comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, O 3º Sargento BM, Eduardo De Pieri Floriano, pede para as pessoas não se arrisquem ao transpor áreas alagadas, fiquem atentas aos possíveis riscos dentro de suas próprias residências, como queda de muros, paredes e outros. “Aqueles que notarem alterações de deslizamentos podem estar nos comunicando através do número 193 e também a Defesa Civil com o número 199”, ressalta.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a equipe da Prefeitura está em alerta e pronta para auxiliar as famílias se necessário. “O pedido é que as pessoas tenham cautela em relação aos locais de risco, a exemplo de rios, riachos, morros e outros”, lembra.
As pessoas também podem ligar para os números 36578816 e 992033279 informando possíveis desmoronamentos ou vias interditadas.
Uma reunião com a equipe da Prefeitura, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Defesa Civl e Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) deve acontecer no final da tarde de hoje alinhar os futuros trabalhos de forma integrada.
Equipe da Cegero trabalhando – A equipe da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) informa que ocorreu a queda de alguns postes, no inicio da madrugada de hoje, terça-feira, 3 de maio, ao lado da SC-108, saída para Braço do Norte, no KM 02, em função das chuvas intensas das últimas horas. A princípio nove postes estão sendo montados desde o início da madrugada para tentar resolver essa situação que afetou 4 alimentadores. Por enquanto, a equipe da Cegero está conseguindo manter todos com energia por meio de manobras no circuito, porém, no limite dos alimentadores que restaram, portanto, podem ocorrer oscilações ou quedas de energia no decorrer do dia. Os trabalhos seguem.
Colaboração Bertoldo Weber