A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança nesta quinta-feira, 28, o Manual de produção da uva Goethe. Na obra, oito pesquisadores da empresa trazem diversas indicações tecnológicas para auxiliar técnicos e produtores, desde o planejamento e implantação do pomar à elaboração dos famosos vinhos. O lançamento da publicação será às 16 horas, na Estação Experimental de Urussanga, acompanhada por uma degustação de vinhos e espumantes Goethe.
“Esse manual representa um grande auxílio na tomada de decisão de viticultores e técnicos na expansão e na renovação dos vinhedos desta uva tão especial para os catarinenses”, ressaltou o organizador da obra, Emílio Della Bruna. O vinho da uva Goethe ganhou identidade própria nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado, e em 2011 transformou-se na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina (IG). Os fatores climáticos e geográficos do território, somados às características culturais dos povoadores vindos do norte da Itália, onde os vinhos brancos aromáticos são tradicionais, formaram a tipicidade do vinho Goethe da região. O registro da IG abrange Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Nova Veneza, Içara, Treze de Maio e Orleans.
Segundo Della Bruna, nos Vales de Uva Goethe, onde se tem Indicação Geográfica, é necessário ter um padrão único de produção de uva e de vinho para garantir a qualidade aos consumidores. O manual é composto de 12 capítulos e contempla desde a história da criação do cultivar Goethe, o clima para produção, o solo, adubação, plantio, condução, as pragas e doenças, e ao final um capítulo dedicado a técnicas de vinificação. “É uma publicação que realmente vai dar a todos os produtores de uva um protocolo a seguir para ter uma uva de qualidade”, reforçou o pesquisador.
Primeira indicação geográfica de SC
A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. As outras quatro IG de SC são da Banana da Região de Corupá, do Queijo Serrano, dos Vinhos de Altitude e do Mel de Melato da Bracatinga.
Por intermédio da Epagri, o Governo do Estado de Santa Catarina participou de todo o processo de conquista da IG. Hoje, a região é conhecida nacionalmente por seus vinhos e espumantes, o que vem alavancando ainda mais o turismo da região ano após ano. “A busca constante pelo aperfeiçoamento é primordial para o sucesso do setor. Com essa obra, reiteramos o apoio aos produtores da uva Goethe, atendendo mais uma de suas demandas”, afirmou a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.