O primeiro encontro do Grupo de Celíacos de Criciúma e Região, que aconteceu na noite da última terça-feira (25/10), reuniu mais de 100 participantes, público formado por pessoas com desordens relacionadas ao glúten e seus familiares, empresas do ramo de alimentação, nutricionistas e interessados no assunto. Quinze empresas da região Sul que produzem alimentos sem glúten e sem contaminação cruzada ou vendem tais produtos, puderam expor seus itens e também vender durante o evento. O encontro foi promovido na Associação dos Funcionários da SATC (ASSATC).
“Como nosso primeiro evento consideramos que foi um grande sucesso. Tivemos uma grande adesão de participantes e principalmente de empresas da região, o que muito nos orgulha e demonstra que podemos ser uma referência, como cidade e região, na alimentação sem glúten segura”, afirma Fernanda de Oliveira, presidente do grupo de voluntárias a frente da gestão do grupo no período 2022/2024. Segundo ela, um dos objetivos do grupo, além de promover informação sobre as desordens relacionadas ao glúten, é apresentar empresas locais que produzem alimentos sem glúten e sem contaminação aos participantes e também o acolhimento ao ser um encontro de pessoas com questões semelhantes. “Vimos a alegria das pessoas em poderem experimentar todos os alimentos do evento, que eram seguros, e muitas que nunca haviam ido em evento semelhante e com tantas pessoas que compartilham suas experiências e vivências. Sabemos que alimentação é uma questão social, por isso queremos que seja tratada com a devida importância e segurança que merece”.
Iniciando oficialmente as atividades, o grupo apresentou seus objetivos, comissões de trabalho que estão sendo formadas e demandas pelas quais vão se engajar. Uma das principais iniciativas é promover o cadastro de pessoas de Criciúma e região com doença celíaca, sensibilidade ao glúten não-celíaca, alergia ao trigo, entre outras condições de saúde relacionadas, para que possam quantificar o público-alvo do grupo e suas principais dificuldades que encontram após o diagnóstico. O cadastro pode ser feito através deste link.
O próximo evento agendado pelo grupo será um piquenique no dia 15 de novembro, terça-feira, feriado de Proclamação da República, a partir das 15h, no parque Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma. Mais informações sobre as atividades do grupo através da página no Instagram @celiacosdecriciumaeregiao.sc.
Por Fernanda de Maman – TJSC