23 julho 2021 - 5:25

Empresa de Laguna é primeira a receber simultaneamente certificado de inscrição no SIE e no SISBI

A solenidade contou com a participação do prefeito, Samir Azmi Ibrahim Muhamad Ahmad.

Na quarta-feira, 07 de julho, a unidade de beneficiamento de pescados La Casa Del Mar, de Laguna, recebeu os certificados de inscrição no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). É o primeiro a receber ambos os registros ao mesmo tempo.

A solenidade de entrega contou com a participação do prefeito de Laguna, Samir Azmi Ibrahim Muhamad Ahmad. A Cidasc foi representada pelo Diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo; pelo gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Jader Nones; pela gestora do depto estadual de Tubarão, Angela Zimmermann; e pelo médico veterinário da Unidade Veterinária Local de Laguna Rafael Moraes.

Esta conquista simultânea é possível porque a Cidasc, que realiza as auditorias para incluir as agroindústrias no Serviço de Inspeção Estadual e no SISBI, adota metodologia equivalente à do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para a empresa, isto significa obter com um processo ágil a autorização para vender não apenas no território catarinense, mas em todo país.

“Embora a adesão ao SISBI seja voluntária, estimulamos as empresas que já estão registradas no serviço de inspeção estadual a solicitarem também esta adesão, pois não há custos adicionais”, afirma o Diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo. As exigências do SIE e do SISBI são as mesmas, exceto pela implantação de um único Programa de Autocontrole (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). A fiscalização é feita da mesma forma.

Santa Catarina conta com 56 estabelecimentos inscritos no SISBI, número que pode ser ampliado. Este seria um grande passo, mesmo para empresas que ainda não comercializam com outros estados, pois estariam prontas para expandir seus negócios assim que surgisse uma oportunidade.

Para a Cidasc, a inclusão de mais empresas ao SISBI traz ganhos além do aspecto sanitário. Há vantagens em termos de geração de emprego, renda e de qualidade de vida para as comunidades nas quais as empresas atuam. O consumidor também é beneficiado, tendo acesso a produtos alimentícios inócuos, genuinamente catarinenses.

O gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), Jader Nones, destaca que este trabalho só é possível mediante o comprometimento e empenho do corpo técnico da Cidasc, que tem trabalhado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com os demais atores que atuam na área de alimentos (médicos veterinários habilitados e responsáveis técnicos) para garantir a inspeção, a fiscalização e a consequente segurança dos produtos, somado ao desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

Sobre a empresa

O registro no Serviço de Inspeção Estadual e no SISBI abre novas perspectivas para os proprietários de La Casa Del Mar, que trabalham há mais de 20 anos comprando e vendendo peixes e frutos do mar. Em 2011, abriram uma peixaria, mas o sonho era ter uma indústria de pescados. Em 2015, em uma viagem para adquirir camarões  na região Nordeste, os proprietários ouviram falar pela primeira vez em Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e, no retorno à Laguna, iniciaram o projeto da empresa.

A entrega dos certificados no SIE e no SISBI é a concretização do que foi idealizado. A expectativa dos empresários é já na próxima semana ampliar a equipe de trabalho,  que hoje conta com 15 empregados. “Com o certificado em mãos poderemos ampliar mercados, e com isso novos postos de trabalho precisam ser abertos”, afirma Gladiz Martins Delfino, uma das sócias do estabelecimento.

Por: Denise De Rocchi – Assessoria de Comunicação – Cidasc

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-