Na noite de segunda-feira, 6 de maio, o secretário de Saúde Paulo Conti afirmou na Casa Legislativa que os atendimentos de pacientes com sintomas de síndromes respiratórias serão direcionados para uma única unidade que será equipada para tal atendimento. “Os atendimentos iniciarão no dia 7 de maio e, a princípio, se estenderão até 30 de maio”, pontua ele.
Para oferecer um atendimento mais imediato a pacientes com síndrome respiratória, a Secretaria de Saúde optou por direcionar os atendimentos para uma única Unidade de Saúde, a Unidade São José, na saída para Pindotiba. No local, haverá médicos e profissionais exclusivos.
Tal decisão é uma forma de estar prevenido, caso os números de pacientes com síndromes respiratórias venham a agravar-se. O objetivo é, também, estar preparado para oferecer o melhor atendimento possível.
O Secretário de Saúde Paulo Conti comentou sobre o “Dia D”, que será no dia 10 de maio, oportunidade em que os orleanenses poderão obter as vacinas da H1N1 e da Covid. “Hoje, qualquer usuário que quiser fazer a vacina, esta está disponível”. O Secretário ainda comentou sobre a importância das vacinas que já estão disponíveis para os interessados nas Unidades de Saúde. “Sugiro, como profissional de saúde, que façamos a vacina”, pontua ele.
Acompanhe.
Saiba Mais.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 95% dos leitos de UTI estão ocupados no estado. Dos 958 leitos de UTI adultos ativos, somente 37 estão disponíveis. Já para a ocupação geral de leitos de UTI, incluindo adulto, pediátrico e neonatal, a taxa é de 90,72%, com 133 disponíveis dos 1.433 ativos.
A região Sul conta com uma ocupação de leitos de UTI em 96,12%.
A macrorregião da Foz do Rio Itajaí é onde a situação está mais grave, com 100% dos leitos de UTI adulto ocupados. No Vale do Itajaí, a ocupação é de 99,39% e, na Grande Florianópolis, 98,69%.
No Planalto Norte e Nordeste, segundo o painel, a taxa de ocupação está em 96,97%. No Sul, 96,12%. No Grande Oeste, Serra Catarinense e Meio Oeste, a taxa de ocupação dos leitos é de 95,65%, 94,74% e 85,71%.