Os partidos políticos de Urussanga realizaram suas convenções nos últimos dias. Como resultado até o momento o município seis possíveis chapas para concorrer à majoritária.
O Partido dos Trabalhadores (PT), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Progressista (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) irão concorrer com chapa pura. O Partido Liberal (PL) e União Brasil são os únicos, até então, que formaram uma coligação. As siglas partidárias têm até o dia 15 de agosto para o registro junto a Justiça Eleitoral.
O PT foi a primeira sigla a realizar a convenção. O encontro aconteceu na última terça-feira, dia 30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga. O partido confirmou a chapa formada por Fabrício Trevisol e Adroaldo Luiz Apolinário. Conforme a presidente Cassia Suzana Schneider, a chapa pura do PT já vinha sendo trabalhada desde abril. “A gente já está em pré-campanha há bastante tempo, então a gente vai continuar o trabalho que está sendo feito, de visitas e apresentar agora o plano de governo”, destacou. Os nomes definidos como pré-candidatos a vereadores são: Álvaro Escaravaco, Celio Elias, Chiquinho Casagrande, Marlene Zannin, Noeli Ferrarez, Stela Marian e Suzana Darella. Segundo a presidente, ainda há outros nomes que serão divulgados, além de possíveis mudanças.
A convenção do PP foi realizada na noite de sexta-feira, dia 2. Até então, a sigla definiu Odivaldo Bonetti como pré-candidato a prefeito, tendo Izolete Vieira como vice. Em entrevista, o presidente do PP, Gilson Casagrande, afirmou que ainda existe uma possibilidade do partido se coligar com outra sigla. “Estou conversando sim com algumas pessoas, mas assim ainda não tem nada confirmado”, disse. Segundo Gilson, a chapa para a majoritária ainda está em aberto, podendo haver mudanças até o prazo da homologação. Os nomes de pré-candidatos a vereadores são: Adriano Pereira dos Santos (Zinga), Gilmar Trevisol, Gilson Casagrande, Helen Vieira, Itamar Dezan, Joariza De Bona Sartor do Amaral, José Carlos José, Márcia Echamendi Possamai, Ômero De Bona e Paulo Henrique Sávio.
Em convenção realizada no sábado, dia 4, o MDB destacou novamente o nome de Stela Maris de Agostin Talamini como pré-candidata a prefeita. De acordo com o presidente Vânio Comin, o nome para o vice da chapa ainda está em aberto. No entanto, Renato Fontana se colocou à disposição para ocupar a função caso o MDB oficialize a chapa pura. No MDB, os pré-candidatos a vereadores são: Ademir Bonomi, Bruna Salvador, Caio de Noni, Genevaldo Cardoso, Jaison Barreto, Leonice Feltrin, Luan Varnier, Paulinho Barrichello, Rui Spadel e Sinara Freccia.
Com a convenção também realizada no sábado, dia 4, o PSDB tem, até o momento, Rodolfo Della Bruna e Sidney Nola como pré-candidatos à majoritária. O presidente da sigla, Odilon Barbosa, afirmou que a ata ainda está aberta, podendo haver uma coligação. Porém, Odilon reforçou que, se houver coligação, o PSDB será cabeça de chapa, tendo Rodolfo como pré-candidato a prefeito. A nominata de pré-candidatos a vereadores é composta por: Darlan de Souza, Everaldo Schmoller, Geani Baesso Estevam, Joelson Cavanholi, Karina Vieira, Leandro Junior Romagna, Roberta Furlan Borges, Rosemar Sebastião, Vanderlei Marcirio e Vanessa Bernardes da Silva. Confira mais na entrevista:
O União Brasil também realizou a convenção partidária na tarde de sábado, dia 3. Na oportunidade, o partido apresentou a coligação com o PL. Dessa forma, Alison Romagna, que vinha sendo anunciado como pré-candidato a prefeito, será o vice na chapa com o Partido Liberal. O presidente do partido não pode atender a reportagem da Rádio Marconi e por isso não houve entrevista sobre o assunto. A nominata de vereadores é composta por: Amilton Alves dos Santos, Bruno Fleck da Rosa, Doglas da Luz Petroski, Edenize Cesca, Erotides Borges Filho, Neusa Redivo, Rodrigo de Oliveira, Stefany Alves e Vanio Carniato.
O PSD também pretende concorrer de chapa pura, tendo Jair Nandi como pré-candidato a prefeito e Daniel Rejes Pereira Moraes como vice. A convenção foi realizada na tarde de domingo, dia 4. O presidente da sigla, Rodrigo Fontanella, destacou que a formação da chapa pura agradou a executiva do PSD. Os pré-candidatos a vereadores pelo partido são: Adão Martins, Alisson de Assunção, Edson Savi Mondo, Lucio Della Bruna, Mauro Paes Correa, Maicon Silva, Margarete Clara, Maria de Fátima Fabro, Robertina Goulart Nunes e Teresinha Zanatta Cimolin. Ouça também:
A convenção do PL ocorreu no final da tarde de domingo, dia 4. No encontro, o partido reforçou a parceria com o União Brasil. Com a cabeça de chapa, Rafael Colombo é o pré-candidato a prefeito pelo PL. O presidente da sigla, Clézio Freccia, salientou que a parceria com o União Brasil foi trabalhosa, mas que foi construída de forma honesta e transparente. A nominata de pré-candidatos a vereadores é: Alexssandro Leopoldo, Andréia Savi Mondo Roque, Dulce Folchini Freitas, Edmilson Martins, Giovani Baesso, Ivan Vieira, Jhonny Pereira, Joilson Inácio de Jesus (Cangalha), Rosemeri Aparecida Mafra da Silva e Walter Cardoso.
Informações da Rádio Marconi