O vereador Nirdo Artur Luz, o Pitanta, foi reeleito no domingo (6) para o 12º mandato consecutivo em Palhoça, na Grande Florianópolis. Ele completará 52 anos de atuação no legislativo no final do mandato.
Segundo mais votado no município, com 2.252 votos, o político tem 70 anos e concorreu ao cargo pelo Partido Liberal (PL).
A primeira vitória como vereador de Pitanta veio em 1976, com 20 anos, quando ele era filiado ao Arena.
Biografia
NIRDO ARTUR LUZ, conhecido como Pitanta, filho de Artur Joaquim da Luz e Natalina Martins da Luz nasceu em Palhoça, casado com Ana Rita Pagani Luz, com três filhos, Rafael Pagani Luz, Michelle Pagani Luz e Jacqueline Pagani Luz.
Pitanta iniciou sua vida política aos 20 anos. Atualmente é o único vereador brasileiro com a expressiva marca de 52 anos interruptos, o que reforça a carreira ilibada de homem público sem nenhuma mancha em sua trajetória.
Seu primeiro mandato foi no ano de 1976. Com empenho e sonhos de um jovem fez história na Câmara e foi reeleito em 1980, 1984 e 1988, sendo sempre o mais votado. Em 1992 foi eleito como o segundo vereador mais votado e, em 1996, voltou a ter o maior numero de votos, sendo o único vereador a ser votado em 100% das urnas do município, recebendo a aprovação de eleitores em todos os bairros de Palhoça. Em 2000, a saga de Pitanta reforçou-se e mais uma vez foi eleito pelo Partido da Frente Liberal (PFL), fato que se repetiu em 2004.
Sua atuação como vereador e Presidente da Câmara fez com que no ano de 2008 se elegesse mais uma vez com expressivos 2.833 votos, Pitanta costuma dizer: “Sonhos Jovens não envelhecem jamais”, e assim faz de seus ideais uma constante renovação.
No ano de 2012 foi cotado para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, mas optou por ficar como vereador e mais uma vez repetiu o desejo de seus eleitores, elegendo-se com expressiva votação.
Durante sua vida política reivindicou junto às esferas federal, estadual e municipal, vários projetos relevantes, que proporcionaram qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, elevando a auto estima dos Palhocenses.
No Início do mandato de 2013 foi aclamado por unanimidade como Presidente da Câmara, e num ato de coragem e amor por Palhoça assumiu a Prefeitura do Município, em decorrência de decisão judicial. Assim, até que o novo prefeito assumisse, Pitanta garantiu que Palhoça seguisse a sua trajetória, voltada para o desenvolvimento com total atenção aos interesses dos munícipes. Em Junho de 2013 após a justiça determinar a nomeação do segundo candidato à Prefeitura de Palhoça, Pitanta voltou para a Câmara de Vereadores como Presidente. Em 2016, Pitanta se candidatou pelo Democratas e foi o segundo candidato mais votado, recebendo 2.317 votos.
No ano de 2014, o político se candidatou a deputado estadual, mas não venceu.
Dois anos depois, em 2016, ele foi candidato a vereador pelo DEM, e venceu.
No ano de 2020, mudou de partido e se reelegeu pelo PSD.
Fonte: Câmara Vereador de Palhoça