Escolher uma área de atuação e compreender as próprias aptidões é um desafio comum na adolescência. Atento a esse processo, o Colégio Satc estruturou, em 2025, um conjunto de 14 Disciplinas Eletivas para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, permitindo contato com diferentes campos do conhecimento e ampliando as possibilidades de escolha para o futuro. Ao todo, mais de 280 estudantes participaram das atividades ao longo do ano.
As eletivas abrangem áreas variadas, que vão da tecnologia à comunicação, passando por design, finanças, ciências aplicadas e criatividade. Durante os trimestres, os alunos são incentivados a desenvolver projetos, produtos e soluções de forma colaborativa, integrando teoria e prática.
Segundo a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just, os resultados ao longo de 2025 evidenciaram o engajamento dos estudantes. “Tivemos bons resultados nas disciplinas eletivas, perceptíveis na qualidade dos trabalhos apresentados, na participação em sala e nos produtos desenvolvidos ao longo dos trimestres”, afirma.
A reestruturação das eletivas também trouxe novas abordagens pedagógicas. “Cada disciplina foi pensada com um propósito claro. Em algumas, os alunos trabalharam a identificação de problemas e a criação de soluções que se transformaram em projetos e experimentos. Em outras, como o Storytelling, o foco esteve na comunicação verbal e não verbal, com uma adesão muito positiva”, explica Adriana.
As experiências proporcionadas nas aulas contribuem diretamente para a formação integral dos jovens. “É gratificante ver, na prática, o nível de dedicação dos alunos na construção dos projetos. As eletivas ajudam a desenvolver competências técnicas e humanas, fundamentais para a vida acadêmica e profissional”, destaca a coordenadora.
Disciplinas Eletivas para 2026
Diante dos resultados alcançados, o Colégio Satc prevê a continuidade das disciplinas eletivas em 2026, mantendo a proposta como parte do projeto pedagógico do Ensino Médio e reforçando o compromisso com uma formação conectada aos desafios do futuro.
Segundo a coordenadora, no próximo ano novas eletivas entrarão no catálogo. Confira a lista completa:
1- Alquimia;
2- Design de superfície;
3- Eletromagnetismo;
4- Empreendedorismo criativo;
5- Finanças;
6- Fotografia;
7- Gamificação;
8- Ilustração criativa;
9- Mecânica na prática;
10- Motores de competição;
11- Produção de conteúdo digital;
12- Smart home;
13 – Universo da Eletromecânica;
14 – Storytelling.
Fonte: Satc



























