1 dezembro 2021 - 6:13

Diretora do Instituto Butantan e presidente da Fapesc abrirão o SENPEX 2021

A importância da ciência estará em debate na abertura do XII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SENPEX), que começa nesta terça-feira (26) e vai até sexta-feira (29/10). Realizada pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), a edição deste ano do Senpex será on-line e terá na abertura, prevista para iniciar às 19horas, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen e a Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico e Pró-Reitora da Pós-Graduação do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni.

Conforme a Coordenadora de Pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo, a programação foi pensada com base no tema do evento deste ano, que é Ciência e Debates Contemporâneos. As inscrições ainda podem ser feitas hoje (26/10) de forma gratuita.

Para o segundo dia, estão previstas palestras organizadas pelas áreas da Educação, Saúde, Direito, Agroveterinária, Administração, Ciências Contábeis, Engenharias e Tecnologias. Já no terceiro dia, acontecerão as apresentações de artigos científicos.

O SENPEX

O SENPEX é realizado, anualmente, desde 2009 e vem aprimorando sua programação, o que contribui para a participação efetiva da comunidade acadêmica e aumento das apresentações e publicações de trabalhos científicos.

Primeiro dia – Abertura às 19h, com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen; e a Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico e Pró-Reitora da Pós-Graduação do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni. Ela é membro da Coordenação do Laboratório Estratégico de Diagnóstico-COVID-19, desde março/2020.

Segundo dia – 27/10

1 – Aproveitamento sustentável dos resíduos orgânicos em processos de biorrefinaria – Horário: 19h às 20h30

Palestrante – Professor Dr. Fernando Almeida Santos – Pesquisador Universitário e Empreendedor em Inovação no Setor de Energias Renováveis. Pós-doutor em Bioenergia pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-doutor em Engenharia Florestal, Doutor em Bioquímica Agrícola e Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente, é Professor/Pesquisador da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e colaborador da Universidade Nova de Lisboa. Orienta e co-orienta estudantes de graduação e pós-graduação em diversas Universidades.

2 – Aprendendo a investir – Horário: 19h às 22h

Palestrante – Lucas Rocco – Sócio fundador da Wise Advisors Agente Autônomo de Investimentos, comentarista de economia da Rádio Som Maior, Formado em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

3 – Como se tornar um arquiteto de software em uma startup americana? – Horário – 19h às 22h

Palestrante – Leonardo Zanivan – Software Architect specialized in SaaS and enterprise systems. – Technical team leader; – Self-learner and passionate for new technologies and research; – Speaker of development events such as QCon, JavaOne, and The Developers Conference; – Postgraduate professor in software engineering classes of Software Architecture, SOA, Microservices, Web Development, Design Patterns, and Java; – Apache committer, Apache NetBeans PMC, SouJava & GUJavaSC Java User Group, JCP member and contributor of Open Source projects. e.g: Hibernate, Weld, Spring, QueryDSL, Keycloak, and Arquillian; – I am most skilled in: Software Architecture, Java/JavaEE/Spring, JavaScript/Node.js, Go, Python, Docker/Kubernetes, Angular, React, PostgreSQL, MongoDB, Cassandra, Security/IAM, DevOps/SRE, Jenkins, Cloud/AWS, Kafka, ElasticSearch.

4 – Educação e ciência: cenários e desafios – Horário – 19h às 22h

Palestrante: Professora Mestre Jaqueline Lidorio de Mattia – Doutoranda no Programa de Bioenergia da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Nova de Lisboa com a pesquisa: Educação, Sustentabilidade Ambiental, Energética e Qualidade Alimentar: valoração do caldo de cana. Possui mestrado em Educação pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IF-Sul Pelotas), Especialista em Educação Física e Práticas multidisciplinares na Educação Básica e graduação em Educação Física Licenciatura. Atualmente, é professora assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Procuradora e Pesquisadora Institucional. Foi Coordenadora de programas e projetos de extensão na Pró-reitoria de Extensão da UERGS e coordenadora de área do PIBID.

5 – Síndrome pós-COVID – Horário – 19h às 22h

Palestrante – Professor doutor Rubens Belfort Mattos Junior – Médico pela Escola Paulista de Medicina (1970), mestre em Microbiologia Imunologia e Parasitologia pela Escola Paulista de Medicina (1978), doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina (1985). Livre Docente e Professor Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, Presidente da Academia Nacional de Medicina, Presidente do IPEPO-Instituto da Visão. Ex-Presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Associação Panamericana de Oftalmologia e do World Ophthalmology Congress. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Ciências, Academia Ophthalmologica Internationalis, Academia Nacional de Farmácia, Academia Brasileira de Oftalmologia e do Conselho Nacional de Ciências e Tecnologia.

6 – SORO EQUINO ANTI-SARS-COV – Horário – 20h31 às 22h

Palestrante – Luis Eduardo Ribeiro da Cunha, Doutor em Medicina Tropical, IOC/FIOCRUZ; Mestre em Gestão Pública pela Escola Superior de Guerra; Especialista em Microbiologia Médica e Comunicação em Saúde/ENSP/FIOCRUZ; Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Servidor do Instituto Vital Brazil (desde 1980); Luis ainda é membro da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro; do Conselho Municipal de C&T de Niterói; da Comissão Científica/CRMV-RJ; e do Instituto Virtual de Fármaco da FAPERJ; Vice-presidente e Diretor Científico interino do Instituto Vital Brazil; Membro da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal.

Terceiro dia – No dia 28, acontecerão as apresentações de artigos científicos.

Fonte: Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-