As empresas Monitorall e Deconve, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão, entregaram nas últimas semanas um projeto em caráter piloto, para auxiliar no monitoramento de ações preventivas da COVID-19, utilizando câmeras disponíveis em locais diversos da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, relata que inicialmente o projeto estava voltado para mobilidade, uma vertical que também será explorada, porém as discussões levaram ao desenvolvimento de uma solução inovadora e totalmente adequada para o momento que a sociedade vive. “Parcerias como estas são fundamentais para o desenvolvimento da cidade e todos os movimentos de integração entre setor produtivo e governo tem gerado muitos resultados, e este é um deles”, comentou.
A estrutura de câmeras foi disponibilizada pela empresa MonitorALL, que já atua na cidade com segurança privada por videomonitoramento, e que, através do projeto Cidade Segura, consegue levar mais segurança aos bairros, áreas comerciais e públicas de Tubarão, através do compartilhamento de imagens. A Deconve, por sua vez, disponibiliza a solução que faz o processamento dos vídeos, e com o uso de inteligência artificial, detecta as pessoas, mede o distanciamento social e identifica, de forma anônima, o uso ou não das máscaras de proteção.
A solução utilizada é bastante inovadora e tem permitido identificar horários de maiores aglomerações, o que facilita o entendimento sobre o funcionamento ou não das ações de conscientização junto à população.
Nos testes realizados, foi utilizada uma câmera no calçadão de Tubarão, que registra um fluxo diário de aproximadamente oito mil pessoas. Observou-se que em média 60% das pessoas respeitaram a recomendação de distanciamento social sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante horários de pico, onde há uma maior aglomeração, observou-se uma menor preocupação da população. No período entre as 13 e as 15 horas percebeu-se que somente metade das pessoas atenderam às recomendações de distanciamento social. Já no final da tarde, entre as 17 e as 19 horas, o valor observado foi de 55%. Em relação à utilização de máscaras de proteção respiratória verificou-se que mais de 80% pessoas estão seguindo a recomendação de utilização do acessório em local público.
Estas informações são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores que estão à frente dos trabalhos de prevenção.
As próximas etapas previstas estão em aumentar a quantidade de locais monitorados, incluindo bairros e outros espaços públicos.
A iniciativa vem ao encontro dos esforços para tornar Tubarão uma cidade melhor para as pessoas, iniciativas estas que estão conectadas ao Tubarão 180º.
O acesso ao sistema de monitoramento será disponibilizado ao Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) para que possam monitorar o distanciamento e uso de máscaras de modo que estas informações sirvam para medir o resultado das ações de conscientização. Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, “o uso da tecnologia é fundamental neste momento, adotamos diversas soluções para melhorar o atendimento à população, e esta é mais uma que irá auxiliar-nos no enfrentamento da pandemia”, avaliou.
O prefeito Joares Ponticelli, em tempo, considera a iniciativa fundamental para este momento. “A aproximação da cidade com a iniciativa privada tem gerado bons resultados, temos animado diversos setores e o de tecnologia e inovação é um dos que mais tem nos apoiado em diversas destas ações”, declarou.
Fonte: Ascom Prefeitura de Tubarão