Com a presença de acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou, nesta noite de terça-feira (04/06), a palestra “Meio Ambiente e Sustentabilidade: reflexões atuais”. A programação, que aconteceu no Centro de Vivências, faz parte da 9ª Semana Unibave de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a exposição foi feita pelo professor Ismael Dagostin Gomes.
Conforme Ismael, a palestra foi uma revisão sobre os conceitos que envolvem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, buscando uma reflexão dos acadêmicos presentes. Diversos tópicos ambientais contemporâneos foram discutidos, como a poluição dos oceanos, cidades inteligentes (smart cities), mobilidade urbana, pandemias e, principalmente, a questão climática.
“Exploramos alguns temas ambientais atuais, como ocorrências globais e locais, destacando a importância de sua compreensão e abordagem adequada”, comentou o professor que ainda falou da agenda 2030 e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).
Período da manhã
Na parte da manhã, os acadêmicos de Medicina Veterinária assistiram a uma palestra sobre “Gerenciamento de Resíduos”, ministrada pelo empresário, Tecnólogo em gestão ambiental, especialista em economia e meio ambiente e pesquisador na área de ciências ambientais, Roberto Nascimento. O palestrante abordou a importância da correta gestão dos resíduos sólidos, destacando os impactos ambientais e as responsabilidades sociais envolvidas.
Práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia também foram destaque, desde a separação correta dos resíduos até a redução do consumo de materiais não recicláveis. Conforme destacou a professora Lucelena Zomer, com eventos como este, a Unibave reforça seu compromisso com a educação ambiental e a formação de profissionais conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais.
Exposição
No Centro de Vivências, foi montada a exposição “Atento ao tempo”, do artista Leandro Jung, ainda na segunda-feira e segue até quarta (hoje). Lenadro construiu as obras tendo como ponto de partida o Rio Palmeiras, em Orleans, terra natal do artista. Depois o Rio segue, se une a outros até chegar no oceano, em Laguna, cidade onde o artista reside atualmente. No descritivo do trabalho, o artista diz que “estar atento é perceber as mudanças do tempo”. Tendo essa premisa, ele construiu a sua obra.
Nesta quarta-feira, as turmas de 3º e 4º ano do Colégio Unibave, acompanhados das professoras Gisele Baggio e Andréia Cittadin, estiveram visitando a exposição no Centro de Vivências.
Intervenção
Nesta quarta-feira, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, também está prevista a Intervenção Ecovida: (Re) conexões homem-ambiente, que será realizada pelo curso de Psicologia, a partir das 18h50.
Fonte: Unibave