29 março 2024 - 6:33
- Anúncio -

Coronavírus em SC: Estado tem sete regiões em risco alto, sete em grave e duas em gravíssimo

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 21, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas duas regiões permanecem classificadas com o risco gravíssimo (cor vermelha). Nordeste e Xanxerê estão no nível máximo de atenção para a Covid-19. Outras sete regiões estão em risco grave (cor laranja) e as demais em risco alto (cor amarela).

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna e Meio-Oeste. A região da Foz do Rio Itajaí, que na semana passada estava em nível gravíssimo, foi para um nível mais baixo e agora está na cor laranja. A região de Xanxerê, subiu o nível de risco potencial de uma semana para outra.

De acordo com a cientista de dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Bianca Vieira, os efeitos da vacinação são percebidos em todas as regiões e é visível uma capacidade de atenção equilibrada.

Como a Matriz classifica o risco das regiões

A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção.

A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes continua como Gravidade, por ser a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão traz também a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave para avaliação por 100 mil habitantes. A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade.

Já a dimensão de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal.

A capacidade de atenção permanece como taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19. A oferta de leitos de UTI Covid ponderada por 100 mil habitantes ainda não será considerada nesta versão da Matriz.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – SES

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-