11 dezembro 2025 - 8:25
- Anúncio -

Conselho Municipal de Cultura realiza prestação de contas das setoriais e apresenta planejamento para 2026

O Conselho Municipal de Cultura se reuniu nesta terça-feira (10), no Museu Ferroviário, para a apresentação dos relatórios anuais das setoriais de cultura. O encontro reuniu conselheiros, agentes culturais e representantes da sociedade civil.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Alyson Oliveira, enfatizou a necessidade de modernizar a visão sobre o papel da cultura no desenvolvimento da cidade. “A Fundação entende que o futuro de Tubarão passa por uma nova mentalidade: uma Cultura Empreendedora, capaz de ir além do modelo assistencialista e impulsionar o crescimento profissional dos agentes culturais. Nosso compromisso é fortalecer a formação, incentivar a autonomia e transformar a atividade cultural em um verdadeiro vetor de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou.

A museóloga Silvana Silva, responsável pelo Museu Ferroviário, apresentou um balanço detalhado dos eventos promovidos ao longo de 2025, além de apresentar indicadores financeiros obtidos com os passeios de trem e demais atividades educativas e turísticas realizadas no espaço.

Entre as apresentações, a Setorial Afro-Brasileira apresentou seu relatório anual, tendo como ponto alto a realização da II Semana da Consciência Negra, que mobilizou comunidades, escolas e coletivos culturais. Outro destaque foi o balanço do 1º Festival Internacional de Corais, que movimentou toda a região e consolidou o município como potencial polo de eventos culturais.

Além da revisão das ações de 2025, o Conselho discutiu diretrizes estratégicas para o próximo ano, alinhadas ao Plano Municipal de Cultura e às diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc – Ciclo 2, que deve ampliar investimentos no setor cultural em todo o país.

 

Foto: Divulgação/PMT

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-

Natal 2025