Na manhã desta quinta-feira (31) ocorreu um marco histórico para a Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel).
Às 5h foi feita a transferência de carga com o desligamento do sinal da Celesc acionando o funcionamento da nova subestação.
Considerada a maior obra da história da cooperativa, com investimento de mais de R$ 20 milhões, a estrutura foi construída em um terreno localizado no bairro São Luiz, em Treze de Maio.
Dessa forma, a Coorsel estará preparada para atender, até 2027, a demanda de energia elétrica por mais de 50 anos.
A partir de agora, a nova subestação já está acionada e responde pelo abastecimento de energia elétrica em 100% do município de Treze de Maio, parte de Tubarão e parte de Pedras Grandes.
Para atender o município de Orleans, uma rede de distribuição moderna está em construção para conectar a subestação à rede local.
Com a subestação, a Coorsel vai melhorar a qualidade da energia, reduzir custos para os associados, com redução de até 15% no custo da energia, além de ter um restabelecimento mais rápido e eficaz em uma eventual falta de energia, pois, será responsável pelas redes de distribuição 13,80 kV e da rede de transmissão 138 kV até a subestação.
Foram meses de trabalho e dedicação envolvendo a equipe da cooperativa. Nesta última semana, os trabalhos foram reforçados para garantir o funcionamento com qualidade e segurança.
A estrutura conta com cabos de última geração e com alimentadores estratégicos e religadores, aumentando a confiabilidade e reduzindo interrupções no fornecimento.
“Em 63 anos de cooperativa, esse é o maior investimento da história e vai melhorar a qualidade de energia, novas empresas poderão se instalar na nossa região e ainda reduzir os custos para os associados”, destaca o presidente Arilton Francisconi Candido, o Xela.
As equipes continuam monitorando o funcionamento da nova subestação com o compromisso de garantir o fornecimento de energia elétrica de qualidade a todos os associados.