14 julho 2025 - 12:00
- Anúncio -

Colegiado de Educação realiza o “I Fórum de Gestores da Educação Básica da AMREC”

Os gestores dos 12 municípios da região carbonífera estiveram participando durante toda essa quinta-feira (27/10) do “I Fórum de Gestores da Educação Básica da AMREC”. O evento, que reuniu aproximadamente 500 pessoas, teve a presença de prefeitos na abertura, que aconteceu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACI).

Conforme a presidente do Colegiado e secretária de educação do município de Içara, Rose Reynaud, a iniciativa nasceu da participação dos secretários no evento da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Sonhamos que a equipe pudesse ouvir, acompanhar e aprender o que nós aprendemos no evento”, disse Rose no discurso. O objetivo do encontro segundo a secretaria é a capacitação dos profissionais da gestão escolar das secretarias municipais de educação da região da AMREC permitindo a interação, a reflexão e o debate acerca dos desafios contemporâneos da Educação. “O evento cumpriu seus objetivos inspirando nossos gestores para fazerem cada vez melhor o trabalho educativo em suas unidades escolares e fortaleceu o trabalho educacional da região. Foi uma experiência muito positiva”, avaliou a presidente ao final do evento.

A coordenadora regional de Educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães, que representou o Estado, também discursou, reforçando que o aluno não pode ser distinto se ele é do Estado, ou do município. “Ele é um aluno de escola pública”, afirmou, agradecendo a presença e a organização e desejando um dia rico de conhecimento e de memórias para se fortalecer no dia a dia na escola. A mensagem ainda passou pelo amor da profissão e do incentivo para que as novas gerações para fazer uma carreira profissional enquanto professor. “É uma profissão que dá orgulho e uma experiência de indescritível”, declarou.

Palestras

Foram realizadas três palestras. Ainda no período da manhã a professora e doutora em educação, Kátia Smole tratou da “avaliação no contexto (pós) pandemia”. Já na parte da tarde, o primeiro tema foi o “Porque tanto falamos e pouco evoluímos nas questões emocionais? – Sensibilidade estratégica na gestão”, com o professor e mestre em educação Leandro Klein. Em seguida a professora e doutora em lingüística aplicada e estudos da linguagem, Sônia Regina Victorino Facchini, tratou do “Fortalecimento da gestão escolar por meio da gestão democrática”.

Social

As inscrições foram condicionadas a entrega de um quilo de alimento não perecível, somando quase meio tonelada e que foi destinada a Casa Guido.

Fonte: Ascom/Amrec

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-